God of War nasceu no PlayStation 2 em 2005, sendo o primeiro título de sucesso desenvolvido pelo Santa Monica Studio (SMS). Idealizada por David Jaffe (também responsável por Twisted Metal), o primeiro GoW é tido por muitos como um dos melhores jogos do PS2.

A série de jogos de ação em terceira pessoa praticamente redefiniu os alicerces do gênero. Seus elementos de combate frenético e Quick-Time-Events (QTE) se tornaram padrão e até hoje inspiram dezenas de outros jogos, o que torna God of War um marco para a indústria de jogos.

Primeira fase de God of War - Panteão Grego

Os primeiros 10 anos da franquia acompanharam Kratos, um guerreiro espartano que foi ludibriado a matar sua família, em uma jornada para se vingar dos deuses, acostumados a brincar com vidas humanas. Esse primeiro arco traz três jogos principais e outros oito títulos secundários – entre coletâneas, spin-offs e aplicativos mobile.

Crédito: The Enemy

Em 2007, Cory Barlog, Chefe de Animação do primeiro jogo, assumiu a codireção de God of War 2 e se tornou um dos principais nomes da franquia – e do Santa Monica Studio. A sequência alcançou um sucesso ainda maior que o primeiro jogo, e colocou a franquia entre os principais exclusivos da Sony a serem considerados console sellers (aqueles responsáveis por vender consoles).

Crédito: The Enemy

Mesmo com o PlayStation 3 tendo sido lançado em 2006, a série principal continuou presa ao PS2 até 2009, com God Of War Collection sendo lançado meses antes da sequência que encerra o primeiro arco da história de Kratos.

Crédito: The Enemy

God of War III começa já de maneira empolgante, dando continuidade ao cliffhanger do final de GoW 2. Kratos, o Fantasma de Esparta, derrotado após ser manipulado por deuses e titãs e beirando à morte, é mais uma vez ajudado por Atena para concluir sua vingança.

Jogos da primeira Era de God of War

Ascension ocupa um lugar questionável no coração dos fãs. Apesar de ter sido lançado após God of War III, o jogo faz parte da série principal, mas é um prequel, se passando 10 anos antes do primeiro jogo. Além de contar o início da história de Kratos, poucos meses após ser enganado por Ares e matar sua família, Ascension é o único jogo que possui modo multijogador. 

Crédito: The Enemy

Por não se tratar de uma sequência, não ter o envolvimento de Cory Barlog e por trazer uma narrativa bem mais genérica, boa parte dos fãs ficou bem desapontada.  

Fora os títulos principais, todos pelas mãos do Santa Monica Studio, a Sony designou estúdios menores para cuidar de jogos menores da franquia. A Javaground desenvolveu o sidescroller God of War: Betrayal, que foi lançado em 2007 para os celulares da época – que ainda não eram smart. Betrayal foi o único God of War lançado exclusivamente para uma plataforma não era da Sony.

No jogo mobile, Kratos é acusado de matar o gigante Argos e enfrenta uma série de outros monstros para encontrar o real culpado da, talvez, única morte dessa mitologia grega alternativa que não estava em sua conta.

A empresa ainda investiu em títulos originais de God of War para o PlayStation Portable (PSP), com Chains of Olympus (2008) e Ghost of Sparta (2010), preenchendo lacunas na cronologia de God of War. Enquanto Chains of Olympus se posiciona entre Ascension e o primeiro God of War, Ghost of Sparta traz acontecimentos que se passam entre os dois primeiros jogos. Ambos os títulos receberam versões remasterizadas para PlayStation 3 e entraram para a coleção God of War Saga (2012).

Crédito: The Enemy

Segunda fase de God of War - Mitologia Nórdica

Com o PlayStation 4 se encaminhando para seus últimos anos, a Sony anunciou a aguardada sequência de God of War III durante a E3 2016. Ao trazer apenas o nome God of War, sem um subtítulo, o novo título foi lançado em 2018 e trouxe um Kratos envelhecido, mas ainda assombrado por seu passado.

God of War (2018) tem como cenário ambientes escandinavos e a mitologia nórdica. Diferente de sua jornada anterior, o protagonista é acompanhado por seu filho, Atreus, em uma missão não mais por vingança, mas por redenção.

A sequência atualizou bastante a gameplay, dando um foco bem maior para a exploração, desafios, e o fator replay, mas os elementos-chave como lutas com momentos animados e quick-time events foram mantidos. A violência – algumas vezes grotesca – também é bem marcante.

Ainda em 2018, como parte das ações de divulgação e lançamento de God of War, a Sony lançou um jogo de texto em parceria com a Meta (então Facebook). God of War: A Call from the Wilds podia ser jogado por meio do Facebook Messenger e contava uma das primeiras aventuras de Atreus. Ao completar a história, o jogador desbloqueava artes conceituais inéditas.

Também buscando promover o jogo, Mimir's Vision é um aplicativo mobile de realidade aumentada que permite explorar o mapa do novo God of War. Disponível para Android e iOS, o app apresenta localizações importantes e narra eventos curiosos na voz de Mimir, uma das figuras da mitologia nórdica que auxilia Kratos em sua nova missão.

Jogos da segunda Era de God of War - até aqui

  • God of War: A Call from the Wilds, 2018 (Facebook Messenger)

  • God of War: Mimir's Vision, 2018 (Android / iOS)

  • God of War, 2018 (PS4 / PS5)

  • God of War Ragnarök, anunciado para 2022 (PS4 / PS5) 

Crédito: PlayStation Brasil

Em fevereiro de 2021, a Sony Santa Monica lançou uma atualização gratuita de performance para GoW no PlayStation 5. Com isso, é possível rodar o jogo em 4k e 60 quadros por segundo. A versão para Windows foi lançada em janeiro de 2022 como parte da nova estratégia da Sony de levar seus títulos exclusivos para o PC e expandir seu portfólio de vendas.

God of War Ragnarök é o segundo jogo do novo arco de Kratos, possivelmente focando na passagem de bastão do protagonista principal para seu filho. O título será cross-gen (“geração cruzada”), chegando simultaneamente ao PlayStation 4 e PlayStation 5, e está previsto para 9 de novembro de 2022.

Saiba mais sobre God of War Ragnarök

 

 

 

  • Lançamento

    20.04.2018

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Sony Santa Monica

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    Ação

  • Testado em

    PlayStation 4

  • Plataformas

    PlayStation 4