God of War, Devil May Cry, Yakuza, Kingdom Hearts... O elenco de jogos que acompanham os gamers até hoje é vasto. E muitas destas séries começaram no PlayStation 2, que completa seu aniversário de 20 anos em março.

Em sua era de ouro, o console foi berço não só de grandes jogos individuais - como Bully, Okami e Shadow of the Colossus, só para citar alguns -, como serviu de origem para franquias que, em muitos casos, persistem até o dia de hoje.

De RPGs a jogos de plataforma a ícones do gênero de hack and slash, confira abaixo algumas das grandes séries que nasceram no PS2:
 

God of War

Um dos jogos mais populares e elogiados do PlayStation 2 - particularmente entre o público brasileiro -, God of War foi lançado em 2005 para o console, desenvolvido pela Sony Santa Monica e dirigido por David Jaffe, de Twisted Metal.

Nos anos seguintes, a saga de Kratos ganhou proporções cada vez maiores, com a trilogia original sendo concluída no PS3, e uma aclamada reinvenção na mitologia nórdica no PS4 em 2018.

Jak and Daxter

Após o sucesso da trilogia original de Crash Bandicoot - sem falar de Crash Team Racing - no PSOne, a Naughty Dog seguiu o caminho do sucesso no PlayStation 2 com Jak and Daxter, que misturou plataforma e ação em uma trilogia de sucesso.

Como o próprio nome indica, a série é estrelada pela dupla Jak e Daxter, e durante a trilogia original passou por mudanças significativas, ganhando bastante ênfase na ação e combate nos segundo e terceiro jogos.

(Sem falar em seu próprio jogo de corrida, Jak X)

Apesar de todo o sucesso, a série não foi muito além de seu console de origem. Além dos jogos The Lost Frontier (da High Impact Games) e Daxter (da Ready at Dawn), ambos para o PSP, o maior papel de destaque da dupla foi no jogo de luta PlayStation All-Stars Battle Royale.

Ratchet & Clank

Tal qual a Naughty Dog, a Insomniac Games também teve uma trilogia de sucesso no PSOne com Spyro - e tal qual a Naughty Dog, eles criaram uma nova franquia que conquistou o coração do público.

Ratchet & Clank segue as aventuras do felino Ratchet e o robozinho Clank, que devem salvar o universo de diversas ameaças por meio de suas armas e apetrechos variados e curiosos.

Ao contrário da Naughty Dog, porém, a Insomniac não deixou a franquia de lado após seus primeiros títulos, desenvolvendo diversos jogos para o PS2, PS3, e até um remake do game original para o PlayStation 4 em 2016.

Sly Cooper

Fechando a linha de “mascotes” que marcaram o PlayStation 2, Sly Cooper serviu como a grande estreia da Sucker Punch Productions nos consoles da Sony.

A série, estrelada pelo amigável ladrão Sly Cooper, misturava elementos típicos de jogos de plataforma com furtividade e um estilo artístico chamativo e especial.

A Sucker Punch deixou de desenvolver jogos da série na virada de geração, passando a se dedicar a inFamous - e, posteriormente, Ghost of Tsushima -, mas Sly Cooper chegou a ganhar um game posteriormente, Thieves in Time (do estúdio Sanzaru Games), em 2013.

Desde então, a série entrou em hiato nos games, mas em 2018 foi anunciado que o personagem ganharia uma série animada em 2019 - o que acabou não acontecendo.

Kingdom Hearts

Unindo os mundos das animações da Disney com os personagens de Final Fantasy em uma história original (e, com o passar do tempo, cada vez mais complexa), Kingdom Hearts é uma das franquias mais adoradas a surgir no PlayStation 2.

Apesar de sua origem no console da Sony, porém, a saga de Sora e seus companheiros levou vários anos e plataformas, incluindo PSP,  Nintendo DS e 3DS e mobile até culminar com Kingdom Hearts III, lançado em 2019 para PlayStation 4 e Xbox One.

Onimusha

Um dos grandes jogos do período inicial do PS2 no mercado, Onimusha: Warlords trazia uma aventura samurai no fim da Era Sengoku, misturando a estrutura básica de Resident Evil com combate de espadas e shurikens.

A série da Capcom foi extremamente popular nos tempos do PlayStation 2, mas curiosamente nunca foi muito além de seu console de origem, com os únicos títulos após Dawn of Dreams, de 2006, sendo browser Onimusha: Soul, para browser, e a remasterização do primeiro jogo para PS4 em 2019.

Killzone

Desenvolvido pela Guerrilla Games, Killzone para o PS2 foi vendido pela Sony como um grande ponto de virada nos jogos de tiro para console, chegando até a ser chamado de "Halo Killer".

... No fim, o jogo não foi exatamente uma bala de prata contra os games de Master Chief e sua influência no gênero, mas a franquia conseguiu encontrar seu próprio espaço no mercado, e se manteve relevante até a atual geração de consoles, com Killzone: Shadow Fall sendo um dos títulos de lançamento para o PlayStation 4.

Devil May Cry

Outra grande franquia da Capcom que surgiu no PS2, Devil May Cry é um dos principais bastiões do hack and slash, essencialmente definindo o gênero em jogos tridimensionais.

Estrelado pelo estiloso Dante, filho do demônio Sparda com uma humana, o game se destacou por seu sistema de combate que priorizava a variedade de golpes e ritmo da ação durante as lutas contra seus inimigos.

A franquia foi um grande sucesso na época do PS2, e mesmo com alguns tropeços e títulos controversos, como o reboot DmC da Ninja Theory, ela voltou com toda a força em 2019 com o excelente Devil May Cry V.

Red Dead

Sim! Muitos podem não saber, mas a franquia Red Dead não surgiu com Red Dead Redemption, e sim em um jogo relativamente não muito lembrado da Rockstar Games para o PS2.

Red Dead Revolver começou como um projeto do Angel Studios  (mais tarde renomeado Rockstar San Diego) para a Capcom, mas acabou sendo quase cancelado até ele e o estúdio serem adquiridos pela desenvolvedora de GTA.

O game não foi exatamente um grande sucesso de crítica e público, mas trouxe os alicerces para a criação de Red Dead Redemption (que traz até algumas referências a Revolver) e sua sequência, considerados alguns dos melhores jogos de todos os tempos.

Burnout

Uma das séries de corrida mais intensas e divertidas da indústria, onde as batidas e destruição eram tão importantes (e especiais) quanto a pilotagem em si, Burnout surgiu em 2001, primeiro para PS2 e posteriormente para o GameCube e Xbox.

Os dois primeiros jogos da série da Criterion Games, distribuídos pela publisher Acclaim, foram relativamente bem recebidos, mas foi com Burnout 3: Takedown, com distribuição da Electronic Arts, que a franquia se estabeleceu como uma das potências do gênero de corrida.

A série atingiu seu ápice na geração seguinte com o jogo de mundo aberto Burnout Paradise - até hoje visto como um clássico moderno do gênero -, mas desde então a EA essencialmente a engavetou para favorecer o desenvolvimento de sua série de corrida mais popular, Need for Speed.

Guitar Hero

Origem de um dos maiores fenômenos que marcou o fim da geração do PS2 e uma parte significativa da era do PS3 e Xbox 360, o Guitar Hero original chegou ao console da Sony em 2005, desenvolvido pelo estúdio Harmonix e distribuído pela RedOctane.

Mesmo com a chegada da nova geração de consoles, o PlayStation 2 continuou sendo um dos pilares da série (que após o segundo jogo passou a ser desenvolvida pela Neversoft, de Tony Hawk’s Pro Skater) anos após o console deixar de ser a principal plataforma do mercado.

No fim das contas, porém, tanto Guitar Hero quanto seu rival Rock Band acabaram perdendo sua popularidade graças a diversos fatores, incluindo saturação de mercado e problemas de logística relacionados aos instrumentos de plástico.

Em 2015, a série teve uma breve ressurgência com Guitar Hero Live, mas desde então voltou para a geladeira da Activision.

Yakuza

O primeiro Yakuza chegou em 2005 no Japão e 2006 no Ocidente, onde a franquia demorou algum tempo para conquistar o público.

Inicialmente protagonizada pelo ex-yakuza Kazuma Kiryu, a série de pancadaria explora o submundo do crime no Japão, com foco especial na região Kamurocho, inspirado no distrito de Kabukicho, em Tóquio.

A Sega apostou bastante no sucesso do primeiro game no Ocidente, com direito até a uma dublagem em inglês (com direito a Mark Hamill como o divertido lunático Goro Majima). O resultado, porém, foi abaixo do esperado pela empresa, e a franquia parecia fadada a perder a relevância fora do Japão...

... Até recentemente, quando o sucesso de jogos como Yakuza 0 e o remake Yakuza Kiwami reviveram o interesse da franquia em outras partes do mundo, e levou até ao lançamento em outras plataformas além do PlayStation, como o PC e Xbox.

Katamari

Da curiosa mente de Keita Takahashi, Katamari Damacy, de 2004, talvez seja uma das franquias mais inventivas e diferentes que surgiram na era do PlayStation 2.

No papel do um pequeno príncipe (chamado apenas de Prince), o jogador deve reconstruir o Universo a pedido de seu pai, o Rei de Todo o Cosmos, com o material capturado da Terra por uma misteriosa esfera conhecida como katamari.

A série teve diversas sequências para diferentes plataformas com o passar dos anos, e em 2018 ganhou até uma remasterização de seu primeiro jogo, conhecido como Katamari Damacy Reroll, para o PC e Nintendo Switch.

Fatal Frame

Uma das grandes franquias de survival horror, Fatal Frame começou sua história durante a fase inicial do PS2, lançado em dezembro de 2001 no Japão e março de 2002 no Ocidente.

Situado nos anos 1980, o jogo marcou por seu sistema diferente, em que o jogador deve enfrentar espíritos hostis por meio de uma câmera fotográfica e filme especial.

Desde então, o game teve várias sequências, com a última sendo Fatal Frame: Maiden of Black Water saindo em 2014 para o Nintendo Wii U.

Monster Hunter

Um dos grandes fenômenos do mundo dos games no Japão - e que parece finalmente ter ganhado tração no Ocidente -, a série Monster Hunter começou em 2004 no PlayStation 2.

Um dos elementos mais curiosos do jogo era seu componente online, limitando os tipos de criaturas e monstros que jogadores poderiam ser caçados mesmo em uma plataforma com conexão mais arcaica, como era o caso do PS2.

Com o passar do tempo e novos jogos, Monster Hunter tornou-se um sucesso impressionante dentro do Japão, mas só conseguiu alcançar popularidade semelhante no Ocidente em 2018, após Monster Hunter: World chegar ao PS4 e Xbox One (e, posteriormente, ao PC) e tornar-se o jogo mais vendido na história da Capcom, com 15 milhões de unidades até o início de 2020.