Mesmo após todos os protestos, críticas e denúncias de sua gestão, é possível que Bobby Kotick permaneça na liderança da Activision Blizzard. A informação é da Fox Business, que afirma ter ouvido de fontes que o controverso CEO deve permanecer no cargo independente das discussões acerca da aquisição da desenvolvedora pela Microsoft.  

De acordo com a reportagem, publicada na última quinta-feira (13), “mesmo que a compra da Activision Blizzard seja barrada”, Kotick “com certeza permanecerá no comando da gigante de games”.

Imagem de Bobby Kotick
Reprodução: Michael Kovac|Getty Images

Anteriormente, Phil Spencer, chefe de Xbox na Microsoft, disse estar "profundamente perturbado pelas ações e eventos horríveis" no ambiente de trabalho da Activision Blizzard, além de declarar estar "avaliando todos os aspectos de nosso relacionamento com a Activision Blizzard e fazer ajustes proativos e constantes" quanto às denúncias.

A declaração, no entanto, aconteceu em novembro de 2021 – cerca de dois meses antes do anúncio da aquisição. Desde então, a Microsoft não se manifestou oficialmente sobre Kotick. Há rumores que apontam que a empresa reteria o controverso CEO, enquanto que outros boatos apontam para uma demissão do executivo – que receberia o valor de US$ 15 mil ao ser exonerado do cargo (via GamesIndustry).  

Imagem da sede da Activision Blizzard
Reprodução: Activision

Em maio de 2022, Bobby Kotick foi reeleito como diretor da Activision Blizzard – mesmo em meio a protestos e críticas dos funcionários. Durante uma assembleia anual com acionistas, o controverso CEO teve a permanência aprovada pelo conselho de diretores da desenvolvedora. 

De acordo com o relatório da reunião, Kotick e os outros membros do conselho foram reeleitos com aproximadamente 91% de aprovação dos investidores. 

Imagem de Bobby Kotick
Reprodução: digitaltrends

Contudo, o documento pontua que “os dez conselheiros foram eleitos para mandatos de um ano que expiram na Assembleia Geral de Acionistas de 2023 da companhia, e até que seus respectivos sucessores sejam devidamente eleitos ou nomeados e qualificados ou até a sua morte, renúncia ou destituição” – o que abre espaço para o afastamento de Kotick mesmo que reeleito.

Bobby Kotick é acusado de viabilizar o ambiente de trabalho tóxico e ter atitudes predatórias à frente da Activision Blizzard. Conheça as polêmicas relacionadas ao CEO do conglomerado e relembre a trajetória da Activision, do sucesso aos escândalos. 

LEIA MAIS

As negociações acerca da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continuam a todo vapor. Recentemente, em documento apresentado ao órgão britânico responsável por monitorar a competição entre empresas, a dona de Xbox pode ter admitido que o Game Passprejudica as vendas dos jogos adicionados ao catálogo passado um determinado período.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!