Em documento apresentado ao órgão britânico responsável por monitorar a competição entre empresas, a Microsoft pode ter admitido que o Game Pass, serviço disponível para Xbox e PC, prejudica as vendas dos jogos adicionados ao catálogo passado um determinado período.

Personagem de Call of Duty.

"A Microsoft também informou que análises internas mostram uma queda de [censurado]% nas vendas do jogo base um ano após a adição desses jogos ao Game Pass", consta em relatório do órgão britânico citado (via GamesInsdustry).

Há não muito tempo, em 2018, Phil Spencer, chefe da Xbox, afirmou que as vendas de jogos adicionados ao Game Pass costumavam subir graças ao serviço. Se esse um dia foi o caso, parece que a tendência mudou desde então.

Ghost em Call of Duty.

"Quando você coloca um jogo como Forza Horizon 4 no Game Pass, você instantaneamente conta com mais jogadores, o que, na verdade, leva a mais vendas do jogo", disse Spencer em 2018. De certa forma, isso até continua sendo parcialmente verdadeiro, já que a queda nas vendas tende a vir, como consta no documento, após 12 meses.

Foi em janeiro de 2022 que a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard por US$68.7 bilhões. Desde então, a empresa do Windows e do Xbox luta para garantir que essa aquisição seja aprovada por reguladores de todas as partes do mundo.

De um lado, a Microsoft diz não ter qualquer intenção de transformar franquias como Call of Duty em exclusivos da marca Xbox. Do outro, órgãos reguladores — particularmente, do Reino Unido — indicam que essa fusão pode levar a uma vantagem que foge das regras de competição justa no mercado.

LEIA MAIS

Por enquanto, não há uma previsão a respeito de quando a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft será concluída, embora a expectativa original fosse de que isso ocorresse em 2023.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!