Não é segredo que Final Fantasy 7 Rebirth se tornou imediatamente um dos títulos mais aguardados pelos fãs da franquia da Square Enix. Igualmente óbvio é o fato de que teorias sobre o conteúdo do jogo já surgiram na internet — e uma delas é particularmente interessante: entenda como o anúncio do Remake de Crisis Core, praticamente, confirma que a história toda irá mudar.

LEIA MAIS:

Alerta de SPOILERS de Final Fantasy 7 Remake

Conforme visto no decorrer e, especialmente, no fim de Final Fantasy 7 Remake, lançado em 2020, Sephiroth, principal antagonista do game, segue com um plano maléfico ainda não explicado em detalhes.

Desse ponto, o importante é lembrar do fim do primeiro jogo da trilogia. Nele, os Murmúrios, aparentemente responsáveis por “manter o destino intacto”, são derrotados pelos heróis. Basicamente, o feito é a confirmação de que a história original de Final Fantasy 7 pode mudar nos novos games, como você já sabe.

Imagem de gameplay de Final Fantasy 7 Remake com Cloud e Sephiroth envoltos em chamas em uma dimensão paralela
Reprodução: Square Enix

Porém, ao final de Episode INTERmission, vemos que a história do remake parece seguir nos mesmos trilhos do jogo original, com os personagens se dirigindo até Kalm.

Alerta de SPOILERS de Final Fantasy 7 clássico

Quem jogou o Final Fantasy 7 original sabe que a cidade de Kalm é o ponto de partida para um dos focos narrativos do game. No caso, o entendimento de alguns dos segredos de Cloud, que vem com possíveis “furos” no que ele se lembra a respeito da própria história de vida.

Imagem de Final Fantasy 7 com Cloud e Sephiroth nas lembranças do protagonista, chegando em Ninelheim
Reprodução: Square Enix

Para refrescar a memória dos fãs, vamos lá: em Kalm, no jogo original, Cloud conta aos membros do grupo sobre tudo pelo que passou até aquele momento. Isso inclui missões ao lado de Sephiroth, como ele se tornou membro do programa SOLDIER e mais. Porém, Tifa, citada na história, é a primeira a sentir algo de errado.

Mais à frente, quase no fim do game, o jogador descobre que, na verdade, todas as histórias de Cloud são mentiras involuntárias. O mercenário nem sequer chegou a fazer parte do programa SOLDIER. Todas as lembranças dele são frutos de diversos traumas envolvendo outro personagem do mundo de Final Fantasy 7: Zack Fair.

Imagem do final de Final Fantasy 7 Remake Episode INTERmission, com Zack Fair na porta da igreja
Reprodução: Square Enix

Sem muitas delongas, Zack Fair foi um real membro do SOLDIER, primeiro namorado de Aerith e companheiro de Sephiroth em missões. 

Em uma dessas missões, quando Sephiroth descobriu parte da verdade sobre a própria origem, ele foi levado à loucura e atacou todos os presentes. Na época, Cloud, Zack e Tifa quase morreram enquanto a cidade de Nibelheim foi destruída.

Tifa foi resgatada enquanto Zack e Cloud acabaram sendo raptados pela Shinra e transformados em cobaias de diversos experimentos com Mako. Zack se libertou e conseguiu fugir com Cloud nos braços apenas para encontrar um batalhão de soldados no caminho de volta à Midgar e ser executado.

Imagem de Final Fantasy 7 da cena em Zack morre e dá para Cloud a Buster Sword
Reprodução: Square Enix

Cloud viu o amigo morto e, confuso pelos experimentos pelos quais havia passado, além de traumatizado pelo acontecimento que testemunhou, ele teve mente despedaçada, tomando para si as lembranças, histórias, vivência e personalidade de Zack, se transformando no mercenário apresentado como o personagem principal de Final Fantasy 7. É somente depois de tudo isso que começa o jogo de 1997.

Eis o detalhe: toda essa história é contada com muitos detalhes em Crisis Core: Final Fantasy VII, lançado em 2007 para PSP. 

Assim sendo, o anúncio de um remake do jogo, Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion, para antes do lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth, praticamente, confirma que muito irá mudar na história do jogo original. Afinal, todo o game pode ser considerado um imenso spoiler da história de Cloud.

Desta forma, a Square Enix crava: saber todos os acontecimentos de Crisis Core e até entregar de bandeja um dos principais pontos de virada da história do jogo original é importante para a narrativa que será construída na nova trilogia.

Assim sendo, é possível esperar muitas mudanças notáveis na história a partir de Rebirth, ao menos relevantes o suficiente para se deixar de lado o impacto das revelações envolvendo o protagonista.

Crisis Core -Final Fantasy VII- Reunion será lançado entre dezembro de 2022 e março de 2023 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. Já Final Fantasy 7 Rebirth será lançado um ano depois: entre dezembro de 2023 e março de 2024 para PS5.