A história de Final Fantasy 7 é marcada por alguns acontecimentos bem trágicos. O mais conhecido deles, inclusive, merece ser retrabalhado na recriação. Seja em Rebirth ou no último jogo da trilogia Final Fantasy 7 Remake.

LEIA MAIS

De agora em diante, vamos falar abertamente sobre a versão original. Então, se você é novo no universo do sétimo jogo, considere ignorar esta matéria completamente. Caso contrário, poderá ver coisas que estragarão a surpresa.

Aerith reza em Rebirth.
Reprodução: Square Enix.

Lá em 1997, uma morte específica traumatizou toda uma geração de fãs da franquia Final Fantasy. Evidentemente, estamos falando do assassinato de Aerith por Sephiroth. Algo que, dificilmente, não fará parte da nova versão de Final Fantasy 7.

É óbvio que a morte de Aerith em si não tem muito como ser "corrigida". A cena é fantástica. O problema está no que acontece um pouco depois disso, quando os membros da equipe se reúnem todos na nave.

Aerith cai no chão da casa de Elmyra.
Reprodução: Square Enix.

O jogador, em dado momento da história, é informado de que Elmyra, mãe adotiva de Aerith, foi informada a respeito da morte da filha por Reeves... E só. Parece que os roteiristas de repente se lembraram de que Aerith tinha uma mãe e improvisaram algo para fechar essa porta rapidamente.

Elmyra tem um momento de destaque tanto no jogo clássico quanto no primeiro capítulo do Remake, que é quando o passado de Aerith nos é revelado. Ali, fica evidente que mãe adotiva e filha sempre tiveram uma ótima relação. Depois de tudo aquilo, era justo que o jogador pelo menos visse Elmyra recebendo a notícia de Aerith ou pudesse mandar algum tipo de mensagem para ela. Até voltam no assunto durante a animação Advent Children, mas ainda não é de forma satisfatória.

Aerith sentada no colo de Elmyra.
Reprodução: Square Enix.

Tudo bem. Talvez seja uma preocupação excessiva, mas a morte de Aerith é impactante demais. Faria todo o sentido explorar um pouco mais a fundo o estado da mãe dela após esse acontecimento. Como ela se sente em relação ao grupo de Cloud. Se ela sente alguma vontade de se vingar da Shinra e de Sephiroth. Literalmente qualquer coisa além do aviso de que ela sabe da morte de Aerith seria suficiente. 

No Remake, aliás, a morte de Aerith tem tudo para ser ainda mais impactante. Afinal, Aerith é amada por quase todas as pessoas do setor em que mora. As crianças, principalmente, a idolatram. O peso da morte da vendedora de flores tende a ser ainda mais doloroso nessa nova versão. E, felizmente, é bem provável que vejamos todos eles reagindo à notícia quando a hora chegar.

Seja como for, vai doer.