Nunca houve tantos jogos de Star Wars no horizonte. Com o fim do acordo de exclusividade entre Lucasfilm e EA, estúdios como Ubisoft, Respawn Entertainment e a recém-criada vertente de games Skydance Media assumiram projetos da franquia. 

LEIA MAIS

Em comemoração ao Dia de Star Wars, o The Enemy listou, nesta matéria, os jogos da franquia que estão em desenvolvimento e chegarão em algum momento, para que você saiba o que esperar para o futuro. 

Star Wars Eclipse 

Revelado durante o The Game Awards 2021, Star Wars Eclipse é um projeto ambicioso liderado pela Quantic Dream, de Detroit: Become Human e Heavy Rain. No momento, sabemos pouco do game fora a descrição que consta no site oficial. 

"Um novo jogo de ação e aventura com múltiplos personagens e narrativa com múltiplos caminhos situada na era da Alta República", consta. Star Wars Eclipse está em fase inicial de desenvolvimento e rumores indicam que o lançamento deve ocorrer somente em 2027 ou 2028. 

O motivo pode estar relacionado com a péssima reputação da Quantic Dream, que recentemente foi acusada e processada por tolerar racismo, sexismo e assédio no ambiente de trabalho.

A sequência de Jedi: Fallen Order

Cal Kestis, protagonista de Jedi: Fallen Order.
EA.

Star Wars Jedi: Fallen Order chegou em 2019 e foi bastante elogiado pela história envolvente, além das boas mecânicas de combate. A recepção positiva permitiu que a Respawn desse início ao desenvolvimento de uma sequência, que foi anunciada no último mês de janeiro junto de outros dois projetos relacionados a Star Wars

Ainda sem um título definido, rumores indicam que o novo jogo pode ser lançado somente em 2023 exclusivamente para a nova geração de consoles (PS5 e Xbox Series). Além disso, é esperado que a sequência seja mostrada de alguma forma durante a Star Wars Celebration deste mês de maio. 

Star Wars: Knights Of The Old Republic Remake

Tema de rumores por anos, a confirmação de que o remake de Star Wars: Knights Of The Old Republic estava sendo produzido foi recebida com o clamor dos fãs durante a Playstation Showcase de setembro de 2021. 

O título será exclusivo de Playstation 5 no lançamento e está sendo desenvolvido pela Lucasfilm Games em parceria com o estúdio Aspyr. O Star Wars: Knights of the Old Republic original, lançado para PC e Xbox, é considerado um clássico. A história se passa 4 mil anos antes dos eventos da Saga da Família Skywalker e é protagonizada por figuras inéditas e personagens que se tornaram icônicos no Universo Expandido de Star Wars. O remake de Star Wars: Knights of the Old Republic ainda não tem previsão de lançamento.

Star Wars Hunters

Star Wars Hunters é um jogo jogo de tiro em terceira pessoa gratuito que chegará para Switch e dispositivos mobile. Revelado durante a Nintendo Direct de fevereiro de 2021, o trailer de anúncio revelou que o jogo se passa entre os Episódios VI e VII dos filmes — ou seja, no mesmo período que The Mandalorian. 

No jogo, será possível escolher dentre uma variedade de classes do universo Star Wars, incluindo Stormtrooper, Jedi e Wookiee. O título em desenvolvimento pela Zynga Games e a NaturalMotion Games. O lançamento estava previsto para 2021, mas foi adiado para 2022, ainda sem data definida.

Jogo de mundo aberto da Ubisoft

Logos da Ubisoft Massive e da Ubisoft.
Ubisoft Massive e Lucasfilm.

O jogo de Star Wars em desenvolvimento pela Ubisoft foi o primeiro a ser revelado após o fim do contrato de exclusividade entre Lucasfilm e Electronic Arts. O projeto é liderado pela Ubisoft Massive, o mesmo estúdio de The Division — inclusive, a direção criativa está a cargo de Julian Gerighty, que dirigiu The Division 2 e The Crew. 

Também há poucas informações sobre o game no momento, mas trata-se de um mundo aberto que utilizará o motor gráfico Snowdrop, do próprio estúdio Massive. Uma curiosidade é que o estúdio de The Division também trabalha no momento no aguardado Avatar: Frontiers of Pandora.

Jogo FPS da Respawn

Imagem de divulgação de Star Wars: Episódio IV.
Lucasfilm.

Pois é, a Respawn está cheia de projetos de Star Wars no momento. Um deles, revelado em janeiro, é o jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido em parceria com a Bit Reactor, estúdio formado por por veteranos da Firaxis Games, conhecida por XCOM.

Quem assume a direção do game é Peter Hirschmann, que já trabalhou anteriormente com diferentes jogos de Star Wars, como Battlefront, Lego Star Wars e The Force Unleashed. Ainda não há informações sobre a data de lançamento e plataformas do FPS de Star Wars. 

Jogo de estratégia da Respawn e Bit Reactor

Logos da Respawn Entertainment e Bit Reactor.
Respawn Entertainment e Bit Reactor.

O último dos projetos de Star Wars da Respawn é um jogo de estratégia. Assim como no FPS, o jogo é fruto da parceria da desenvolvedora de Apex Legends com a Reactor — porém, nesse caso, a Bit Reactor assume a liderança do projeto. 

O estúdio é liderado por Greg Foertsch, que possui um amplo repertório de jogos de estratégia, visto que foi diretor artístico de jogos comoXCOM2, XCOM: Enemy Unknown, Civilization III e Civilization IV. 

Jogo da Lucasfilm Games e Skydance Media

Logos de Star Wars, Lucasfilm Games e Skydance Media.
Lucasfilm e Skydance Media.

Por fim, também há no horizonte um novo título de Star Wars da Lucasfilm Games em parceria com a vertente de games da Skydance Media, lançada em 2019 e liderada por Amy Hennig

Henning foi diretora e roteirista dos três primeiros Uncharted e esta será a segunda vez em que ela trabalhará com um projeto de Star Wars. No passado, ela havia trabalhado em um jogo conhecido apenas como Project Ragtag, na EA, que foi adiado e, depois, cancelado devido ao encerramento das atividades da Visceral Games. 

No momento, esse é outro projeto sobre o qual ainda não há muitas informações reveladas, como o período em que o jogo se passará e quando será lançado.