De acordo com uma nova leva de rumores, a Quantic Dream, estúdio responsável por jogos como Heavy Rain e Detroit: Become Human, estaria trabalhando em um novo jogo de Star Wars.

A informação surgiu por meio de um youtuber francês conhecido como Gatouz - vale lembrar que a Quantic Dream tem sede na França -, e que com o fim da parceria de três jogos com a Sony, a produtora teria fechado um acordo com a Disney e a Lucasfilm Games.

Tom Henderson, repórter e insider do site DualShockers conhecido por ter fontes confiáveis na indústria, publicou um tweet dando a entender que ouviu informações semelhantes, fazendo uma montagem de uma imagem de Detroit com sabres de luz de Star Wars.

Por enquanto, porém, nem a Quantic Dream ou a Disney deu a entender que fizeram qualquer parceria do tipo.

No início de 2021, a Disney reviveu a marca Lucasfilm Games, que no passado evoluiu até se tornar a saudosa e finada LucasArts. Essa nova versão da divisão promete negociar e trabalhar com as mais diferentes publishers e estúdios em projetos ligados às propriedades intelectuais da Lucasfilm.

LucasFilm Games
LucasFilm Games/Divulgação

"O legado da Lucasfilm nos games tem décadas", disse o anúncio no site StarWars.com. "E com a Lucasfilm e a galáxia muito distante entrando em uma fase sem precedentes de criatividade, assim será o mundo da Lucasfilm Games — desenvolvida em colaboração com os melhores estúdios pela indústria."

Poucos dias depois do anúncio da nova divisão, um novo jogo de Indiana Jones foi anunciado, que está sendo desenvolvido pela MachineGames, de Wolfenstein. Além disso, a Ubisoft Massive, de The Division, revelou estar trabalhando em um novo game de Star Wars, oficializando o fim do acordo de exclusividade entre a Disney e Electronic Arts para jogos da série.

Mais recentemente, após inúmeros rumores, o remake de Star Wars: Knights of the Old Republic foi anunciado no PlayStation Showcase de setembro, com desenvolvimento feito pelo estúdio Aspyr.

Caso os rumores sejam de fato reais, a Quantic Dream seria uma escolha um tanto curiosa por parte da Disney e Lucasfilm Games, especialmente devido a denúncias e processos contra o suposto ambiente de trabalho tóxico da empresa.

Reportagens do LeMonde, CanardPC e Mediapart de 2018 relataram que trabalhadores teriam presenciado casos e relatos de racismo, homofobia, sexismo e carga de trabalho excessivas.

O estúdio processou o LeMonde e Mediapart alegando difamação.

Em abril deste ano, o estúdio ganhou uma apelação das cortes francesas contra as acusações de ambiente de trabalho tóxico.

Gatouz, inclusive, especulou que foi a parceria em potencial com a Disney que fez o estúdio francês lutar com afinco contra as reportagens e processos de antigos funcionários.

Neste ano, a Quantic Dream também abriu um novo estúdio, localizado em Montreal, no Canadá.