O site itch.io, em que desenvolvedores independentes podem distribuir os próprios jogos, se posicionou, por meio de publicação no Twitter, a respeito dos NFTs. Consta, nas redes sociais da empresa, que "NFTs são uma fraude" criada para explorar criadores e criar esquemas financeiros.

"Alguns perguntaram sobre nossa posição a respeito de NFTs: NFTs são uma fraude. Se você acha que eles são legitimamente úteis para qualquer outra coisa que não seja a exploração de criadores, golpes financeiros e a destruição do planeta, pedimos que reavalie suas escolhas de vida", diz o comunicado.

Personagens de Axie Infinity.

"Também dane-se qualquer empresa que diga que apoia criadores e também endossa NFTs de alguma forma. Eles só se preocupam com seu próprio lucro e a oportunidade de riqueza acima de qualquer outra pessoa. Especialmente dado o discurso agora facilmente disponível sobre os problemas dos NFTs", segue o texto.

Jogos NFT se tornaram um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos tempos. Tratam-se de games feitos na blockchain com um modelo virtual de jogo chamado "play-to-earn" (jogue para ganhar, em tradução livre). 

BombCrypto.

Eles se popularizaram, principalmente, devido ao jogo Axie Infinity — que surgiu com a promessa de ganhos financeiros para diversos jogadores —, embora existam consideráveis controvérsias quanto a esses “ganhos”.

O próprio Phil Spencer, chefe da Xbox, se mostrou bastante cauteloso em relação à nova tendência de jogos NFT e disse: "o que posso dizer hoje em dia quanto a NFT, por alto, é que acho que há muita especulação e experimentação que está acontecendo, e que parte do criativo que vejo hoje parece mais exploração do que sobre o entretenimento."

Para saber mais sobre os jogos NFT, confira esta lista em que o The Enemy fala sobre alguns dos mais populares.