Em entrevista ao site AxiosPhil Spencer, o chefe da divisão Xbox, não seguiu a animação da EA e Ubisoft e se mostrou mais cauteloso quanto à nova tendência de jogos NFT que tem se tornado cada vez mais popular em certos nichos.

"O que posso dizer hoje em dia quanto a NFT, por alto, é que acho que há muita especulação e experimentação que está acontecendo, e que parte do criativo que vejo hoje parece mais exploração do que sobre o entretenimento", disse.

Jogos NFT utilizam o conceito do Non-Fungible Token para que jogadores possam comprar e vender itens como personagens, itens e o que mais entre si — com o potencial de faturar dinheiro real com essas transações.

O conceito, porém, tem sido fortemente criticado por diversos fatores, incluindo desde seu impacto ambiental — semelhante ao que ocorre com criptomoedas —, além de riscos para golpes de pirâmide e até esquemas de lavagem de dinheiro.

Axie Infinity, popular jogo NFT

Spencer, porém, ressaltou que não rejeita a ideia de jogos NFT, apesar das ressalvas, mas que Xbox pretende tomar cuidado ao disponibilizar esse tipo de conteúdo em sua loja.

"Eu não acho que é necessário que todo jogo NFT seja explorador. Só acho que estamos em uma jornada em que as pessoas estão descobrindo as coisas", declarou.

"Acho que qualquer coisa que olhássemos em nossa loja que disséssemos ser explorador seria algo que, sabe, tomaríamos algum tipo de ação", acrescentou. "Não queremos esse tipo de conteúdo."

Recentemente, a Valve — que no passado descobriu que microtransações de CS:GO eram usadas majoritariamente como lavagem de dinheiro por organizações criminosasbaniu jogos com componente NFT de serem vendidos em sua loja digital, o Steam.

A Epic Games, em contraparte, disse estar aberta a disponibilizar esse tipo de jogo em sua plataforma digital.