O Twitter é uma das redes sociais mais acessadas pelos jovens e ela é bastante utilizada para compartilhar assuntos de interesse, criar conexões e gerar conversas em tempo real sobre os mais diversos assuntos.

Um estudo realizado trouxe informações relevantes sobre o perfil dos gamers no Twitter do Brasil e seus hábitos de consumo. Segundo ele, 80% das pessoas que usam a plataforma jogam games regularmente.

Muito do entretenimento relacionado a jogos nesses últimos anos — também por conta da pandemia de COVID-19 — se tornou “assistir” quem compartilha desse mesmo amor. E 61% das pessoas do Twitter no Brasil acham que assistir a outros jogando é uma forma de entretenimento e houve 20% a mais de audiência para gaming, se formos comparar com o conteúdo de esportes tradicionais no último mês.

E mesmo as pessoas que não estão entre os “gamers”, 1 entre 5 gostam de assistir conteúdo de jogos. As pessoas estão, cada vez mais, desenvolvendo o hábito de assistir outros jogando como forma de entretenimento: 1 em cada 4 pessoas passaram mais tempo assistindo outros jogando recentemente e 1 em cada 6 assistem outras pessoas porque não tem tempo para jogar.

A pesquisa trouxe três perfis de pessoas que estão presentes na plataforma: 30% são “gamers hardcore”, ou seja, jogam competitivamente e focam em melhorar para ganhar; 50% são “gamers casuais”, que jogam por diversão e ganhar ou perder não importa; por fim, 20% não são gamers, portanto, não jogam. Entre os tipos de conteúdo que os gamers do Twitter no Brasil gostam de assistir estão: torneios de eSports (43%), transmissões ao vivo de jogadores amadores (39%) e transmissões ao vivo de jogadores profissionais (33%).