Como prometido, a Ubisoft anunciou nesta terça-feira (7) que entrará no mundo dos jogos NFTs, trazendo itens cosméticos a serem vendidos e comprados por jogadores por meio de sua nova plataforma, o Ubisoft Quartz.

O primeiro jogo da empresa a receber a novidade será Ghost Recon Breakpoint.

Os jogos NFTs estão com alta popularidade hoje em dia e esses tokens são, basicamente, unidades de dados não intercambiáveis exclusivas, armazenadas digitalmente, que os usuários podem comprar e vender.

A empresa está introduzindo NFTs em seus jogos por meio do Ubisoft Quartz, que está anunciado como “a primeira plataforma para NFTs jogáveis e com baixo consumo de energia em jogos AAA”.

Lançado esta semana em beta com a versão para PC de Ghost Recon, ele permitirá aos jogadores adquirir “Digits”, que são veículos colecionáveis do jogo, armas e peças de equipamento.

Os “Digits” serão lançados como parte de “Edições” limitadas, cada uma composta por um número fixo de itens cosméticos. A Ubisoft disse que “os Digits são uma nova maneira de experimentar itens cosméticos, combinando a diversão de jogar com ativos de qualidade AAA e a emoção de possuir NFTs que representam peças colecionáveis exclusivas dos mundos de jogos da Ubisoft”. 

Cada Digit tem seu próprio número de série, que pode ser visto por outros jogadores no jogo e vem com um certificado de propriedade. Os jogadores poderão vendê-los em plataformas de terceiros fora do ecossistema da Ubisoft. 

“Nossos esforços de longo prazo nos levaram a entender como a abordagem descentralizada do blockchain poderia genuinamente tornar os jogadores interessados em nossos jogos, de uma forma que também seja sustentável para nossa indústria, colocando de volta em suas mãos o valor que eles geram através do tempo que passam, e os itens que compram ou o conteúdo que criam online”, disse Nicolas Pouard, VP do Laboratório de Inovação e Estratégia da Ubisoft. 

A Ubisoft Quartz usa Tezos, um blockchain que a empresa diz operar usando muito menos energia do que outros como Ethereum.

O diretor técnico de blockchain da Ubisoft, Didier Genevois, disse: “A eficiência energética é um requisito fundamental para impulsionar a tecnologia de blockchain em um futuro onde possa ser amplamente usada por milhões de jogadores. Escolhemos a Tezos por causa de sua rede Proof-of-Stake original e sua liderança em NFTs limpos”.

O Ubisoft Quartz estará disponível em beta a partir do dia 9 de dezembro às 10h (horário de Brasília) no Brasil, EUA, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica e Austrália.