Um novo fenômeno na internet apareceu nos últimos meses e está se popularizando rapidamente: os jogos de NFT feitos na blockchain. Eles são um modelo virtual de jogo inovador comumente chamado de “play-to-earn” (jogue para ganhar, em tradução livre).

E eles atraem milhares de jogadores o tempo todo devido a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto abrem caminho para uma nova era no mundo dos jogos.

Você pode revirar os olhos quando se fala em criptomoedas e jogos NFT, mas, goste ou não, a ascensão desses jogos como um motor para a diversão e o lucro foi uma das grandes histórias da tecnologia de 2021.

O catalisador do sucesso de jogos NFT

Segundo o site DappRadar, em atualização do terceiro trimestre de 2021, os jogos P2E (play-to-earn) geraram um aumento no interesse do subsetor de criptografia. O site diz que as NFTs dos jogos representaram mais de 20% do volume recorde de negociações de NFT neste trimestre.

Impulsionado pela narrativa P2E, o número de carteiras ativas exclusivas conectadas a jogos da blockchain atingiu 745.000 no terceiro trimestre. Esse valor representa 49% do uso de toda a indústria.

E o jogo Axie Infinity foi um dos grandes motivos pelo qual o interesse em jogos P2E disparou. 

O nome Axie Infinity não é mais uma surpresa ou algo desconhecido no meio dos jogos deste gênero. Isso porque ele foi um dos grandes catalisadores da atenção que os jogos vêm recebendo - especialmente no Brasil. 

axie infinity

Durante o terceiro trimestre de 2021, Axie se tornou a coleção mais negociada de todos os tempos, superando as coleções de NFT de primeira linha, como CryptoPunks e NBA Top Shot.

Somente durante o terceiro trimestre, o jogo já acumulou US $2,08 bilhões em volumes de negociação ou 83% do valor histórico de negociação do jogo.

De acordo com a CoinGecko, o token de Axie Infinity subiu quase 150% nos últimos 30 dias, e, no momento em que este artigo está sendo escrito, ele está sendo negociado a US $133,20.

Jogos na blockchain e uma divisão de plataformas

animoca brands

Entre as grandes empresas de jogos, somente a Ubisoft teve a previsão de começar a explorar o blockchain há alguns anos. A empresa criou um acelerador para startups de blockchain e outros inovadores de tecnologia.

E embora não tenha lançado nenhum jogo de blockchain, a Ubisoft acabou de investir na Animoca Brands - uma desenvolvedora de jogos NFT -, que arrecadou US $65 milhões com uma avaliação de US $2,2 bilhões.

E algumas companhias de games tradicionais já estão reconhecendo a ameaça. Há pouco tempo atrás, a Valve baniu todos os jogos blockchain, NFT e de criptomoedas de sua plataforma.

steam e epic games store

Entretanto, outras empresas estão enxergando todo o potencial desses jogos, como a Epic Games, que - quase imediatamente - após a Valve ter anunciado o bloqueio dos jogos de sua plataforma, disse estar “aberta para jogos que suportam criptomoedas ou ativos baseados em blockchain”.

Muitas pessoas acreditam que os NFTs podem mudar o mundo. A tecnologia descentralizada do blockchain poderia eliminar os intermediários e as plataformas. Com o blockchain - que utiliza muitos computadores para verificar uma coisa digital - um jogador pode confiar no outro o suficiente para se envolver.

É como negociar um item sem passar por qualquer plataforma de venda. Você tira taxas desnecessárias e pode preservar a privacidade. Se as empresas maiores não precisam mais ser intermediárias, você não sacrifica suas informações privadas para fazer as transações que deseja. 

Se você investir anos em um personagem de MMO e decidir vendê-lo, isso não quebrará mais os termos de serviço. Você vende, reembolsa o dinheiro e não paga uma taxa enorme para a plataforma.

Criptomoeda é o futuro

criptomoedas

A onda de hype do mercado de NFTs teve início no começo de 2021, quando algumas celebridades começaram a fazer certificados digitais para objetos de valor e, consequentemente, muitos investidores em todas as partes do mundo se interessaram pelos ativos.

Como o mercado financeiro não é assim tão estável, o mercado de NFT teve uma baixa alguns meses depois de seu “boom”, mas o tempo provou que essas tecnologias vieram para ficar.

Até recentemente, a rede Ethereum era a única blockchain que suportava o processo de criação de NFTs, mas ela começou a enfrentar alguns problemas de taxa de transferência e o custo de criação de NFT disparou.

binance smart chain

Agora, o desenvolvimento em cadeias novas, como Binance Smart Chain (BSC), Cosmos, EOS e Polkadot possibilitam custos mais baixos.

NFTs são possivelmente o primeiro setor dentro do mercado de cripto ativos a ultrapassar o nicho de tecnologia e atingir públicos mais amplos e populares. Além disso, a consolidação de algumas marcas ligadas à NFTs e o fortalecimento das comunidades são fatores que podem promover um crescimento sustentável e garantir longevidade aos jogos que utilizam essa tecnologia.