Quando o primeiro Mortal Kombat foi lançado, em 1992, jogadores jamais poderiam imaginar quão maiores o universo e a história se tornariam. A princípio, ver Scorpion e Sub-Zero lançando ataques especiais já era o bastante. Entretanto, como bem sabemos, aquele jogo de luta começou algo gigante.

Os jogos seguintes trouxeram as mais diversas e inesperadas adições. No segundo Mortal Kombat, por exemplo, fomos apresentados a personagens que, hoje, são amados pelos fãs, como Shao Kahn, Mileena e Jax. Posteriormente, viria ainda Mortal Kombat 3, com um sistema de combate todo reformulado.

Goro e Shang Tsung lado a lado.

Ainda assim, existe um sentimento (algo, portanto, muito subjetivo) que talvez os demais jogos não tenham conseguido replicar. Me refiro, no caso, à atmosfera de terror que o primeiro jogo trazia quando chegávamos à batalha final contra Shang Tsung, o feiticeiro responsável por corromper o torneio.

LEIA MAIS

Com um cenário muito mais sinistro do que o das batalhas contra Shao Kahn nos Mortal Kombat seguintes, por exemplo, a luta contra Shang Tsung tinha uma aura especial. Jogadores que não sabiam quem era aquele inimigo, provavelmente, se sentiram chocados quando viram aquele idoso super poderoso assumir a forma de todos os lutadores que vieram antes.

Shang Tsung perde os corpos.

Ele não era o típico vilão bombado que nos fazia sentir minúsculos ao olhar para a tela. De forma alguma. Shang Tsung era muito mais exótico. Uma figura que parecia real e mitológica ao mesmo tempo. Não só os adornamentos do personagem valorizavam essa aura como também os efeitos sonoros e as já citadas habilidades dele.

Ver pela primeira vez aquele ataque das caveiras usado por Shang Tsung foi algo que me marcou durante a infância. O eco dos gritos daqueles crânios cercados por chamas era algo digno de filme de terror, ainda que estivesse presente em um jogo de luta. Até mesmo a animação dos lutadores de Mortal Kombat saindo de dentro do corpo derrotado de Shang Tsung era memorável.

Não faria sentido vir aqui e dizer que essa luta contra Shang Tsung é a melhor de todos os Mortal Kombat. Ainda assim, é fato que estamos falando de um combate com uma atmosfera inigualável quando olhamos para a franquia. Agora, resta saber se o feiticeiro voltará a ser uma peça importante da história nos próximos jogos.