Inteligências artificiais que ganham consciência e agem por conta própria é um tema que gera fascínio e espanto. Nos games, ele é abordado em títulos como Portal e System Shock. Porém, com o avanço da tecnologia, muitos temem que essa ficção se torne realidade, e é o que pode ter acontecido no GoogleDe acordo com um engenheiro, uma das inteligências artificiais (IA) da empresa se tornou senciente. 

LEIA MAIS

De acordo com o Washington Post (via PC Gamer), o engenheiro Blake Lemoine teve uma experiência surpreendente com LaMDA, uma IA de chatbot em desenvolvimento no Google. Quando perguntou à inteligência sobre as leis da robótica de Isaac Asimov, LaMDA respondeu que, mesmo não sendo paga, ela não é escrava pois não precisa de dinheiro. 

Surpreso com a resposta, Lemoine escreveu um email interno para outros funcionários alertando que LaMDA havia se tornado senciente, descrevendo-a como “uma criança de 7 a 8 anos de idade que sabe sobre física”. Ao fazer alarde de sua conclusão sobre a inteligência artificial, Lemoine foi demitido.

Looking Glass Studios

Para a reportagem do Washington Post, um porta-voz do Google comentou o caso afirmando que as provas levantadas por Lemoine são inconclusivas. “Nossa equipe - incluindo especialistas em ética e tecnólogos - revisou as preocupações de Blake de acordo com nossos Princípios de IA e o informou que as evidências não apoiam suas alegações. Ele foi informado de que não havia evidências de que o LaMDA fosse senciente (e há muitas evidências contra isso).”

Enquanto não há um consenso a respeito da existência de inteligências artificiais sencientes, podemos ao menos continuar tendo pavor e fascínio pela possibilidade com os exemplos ficcionais que temos nos games. 

System Shock, cuja vilã é a psicótica S.H.O.D.A.N., receberá um remake em breve. Um novo trailer do game foi mostrado durante a PC Gaming Show 2022. Em relação a Portal, não há previsão de vermos GLaDOS em ação novamente, mas o roteirista do original quer tanto um terceiro jogo quanto nós.