GTA V já foi portado para toda a sorte de plataformas existentes que suportam o jogo. No entanto, uma nova versão para o título da Rockstar chamou atenção.

O jogo está sendo reconstruído dentro da mente de um computador, sem auxílio de um programador ou desenvolvedor humano. O GTA V feito por inteligência artificial (IA) tem estradas configuradas e até mesmo o comportamento de um carro determinado pelas máquinas.

Os youtubers Harrison Kinsley e Daniel Kukieła são responsáveis pelo projeto e compartilharam um vídeo do jogo construído até agora pela máquina.

O projeto foi apelidado de GAN Theft Auto, em referência ao sistema de inteligência que está reconstruindo o jogo sozinho. GAN é uma sigla para Generative Adversarial Network, algo como "rede adversária generativa", em tradução livre para o português.

No sistema GAN, duas inteligências artificiais são colocadas em conflito para gerar dados ou determinar que uma imagem é falsa. Uma IA gera uma imagem, enquanto a outra se certifica que essa imagem corresponde a uma realidade pré-estabelecida. As duas redes aprendem com conflito e a partir deste ponto, criam produtos, como a versão de GTA V.

As redes envolvidas em GAN Theft Auto tem aprendido como recriar uma estrada com base no jogo original e a programar um carro na estrada, assimilando como tudo deve interagir a partir dos conflitos. Os criadores do sistema garantem que a versão vista em vídeo, não possui mãos humanas envolvidas.

Nem tudo está perfeito na demo mostrada. Os gráficos estão em baixa qualidade e a máquina tem sofrido para entender o que fazer com a colisão de dois carros. Entretanto, o site PC Gamer destacou a grande possibilidade que o desenvolvimento de jogos por IAs podem abrir, com mais dados gerados automaticamente por sistemas incansáveis.