O governo da Coreia do Sul exigiu ao Google e Apple para remover jogos do tipo "play to earn", que geralmente utilizam NFTs e blockchain, como forma de regulação contra jogos de azar e prêmios em dinheiro.

A exigência foi feita pelo Comitê de Gerenciamento de Jogos do Ministério da Cultura, Esporte e Turismo do país, que pretende bloquear novos lançamentos de jogos mobile que precisem de comprar dentro de apps antes de jogar seu conteúdo.

Não só isso, o governo exige que títulos já disponíveis na App Store ou Google Play do país sejam removidos imediatamente das lojas digitais.

A Coreia do Sul tem uma forte regulamentação quanto a recompensa em dinheiro por jogos, apostas e jogos de azar, proibindo qualquer tipo de prêmio acima de 10 mil won coreanos (ou ou cerca de R$ 47,23).

Jogos "pay to earn" também não haviam recebido nenhuma classificação etária, o que o governo usou como motivo para justificar sua remoção das lojas.

"É razoável impedir jogos P2E de receberem classificação indicativa sob a lei atual já que recompensas em dinheiro em games podem ser consideradas premiações", indicou um representante do governo sul-coreano (via Coin Telegraph e Naver News).

Esse é apenas o último capítulo envolvendo a legislação e proibição de jogos desse tipo dentro da Coreia do Sul, com bloqueios vindo por parte do governo e processos e ações legais por parte dos desenvolvedores de jogos.

De acordo com o Naver News, mais de 15 jogos que utilizam blockchain tiveram sua classificação cancelada pelo Comitê de Gerenciamento de Jogos.

Com as restrições, títulos populares como Axie Infinity e Splinterlands perdem um enorme público em potencial, já que a Coreia do Sul conta com um grande número de habitantes com acesso a dispositivos mobile avançados.

Jogos com NFT tem sido a mais nova fonte de controvérsia envolvendo a indústria de games como um todo, prometendo a possibilidade de recompensa financeiro pelo ato de jogar esses títulos.

Porém, há diversas ressalvas quanto à estabilidade financeira desses jogos, acusações de esquemas de pirâmide e golpes contra usuários desavisados, o impacto ambiental causados pela certificação dos NFTs, e até questões de exploração trabalhista entre velhos e novos jogadores, como é o caso de Axie Infinity nas Filipinas.

Isso, porém, não desanimou algumas das principais publishers da indústria de games de mostrarem interesse neste tipo de jogo, incluindo a Electronic Arts, a Ubiosft (que já criou sua própria plataforma NFT, conhecida como Quartz), e mais recentemente a Square Enix.

O estúdio de S.T.A.L.K.E.R. 2 bem que tentou incluir NFTs no jogo, mas logo voltou atrás após a péssima recepção do público.

A Valve baniu a venda de jogos de NFT e blockchain de sua plataforma, enquanto a Epic Games declarou estar aberta a distribuir games do tipo em sua loja.