O estúdio GSC Game World anunciou nesta quarta-feira (15) que venderá NFTs para seu próximo jogo, S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl — incluindo a opção de ter seu próprio "metahumano" no jogo, nas palavras do anúncio.

De acordo com a empresa (via The Verge), o game contará com seu próprio "metaverso", que aparentemente "usará a tecnologia de blockchain para permitir a comunidade a ser dona de uma parte de S.T.A.L.K.E.R. 2."

Entre as opções, como citado acima, está a oportunidade de se tornar, nas palavras do anúncio, "o primeiro metahumano", cuja definição da empresa aparenta ser um personagem não-jogável em um avatar em alta definição do usuário que comprou o NFT.

Ao The Verge, o CEO do GSC Game Word, Evgeniy Grygorovych, deu mais detalhes sobre esse processo:

"A ideia do NFT relacionado é dar o direito de recriar a identidade de seu dono dentro do game por meio de um dos NPCs. A pessoa terá que vir ao nosso estúdio para um processo de escaneamento detalhado e, depois disso, teremos tudo para fazer essa pessoa aparecer no mundo do jogo como um de seus personagens."

Vale notar que o estúdio fica localizado em Kiev, na Ucrânia.

O fato de a empresa definir o jogo como um "metaverso" é no mínimo estranho, considerando que pela descrição o usuário dono do NFT não terá qualquer tipo de controle sobre seu "metahumano".

Também não há uma explicação clara de porque essa a aquisição e transformação do visual de NPCs para pessoas reais requer a tecnologia de blockchain ou NFT.

Outros tipos de NFTs serão vendidos para o jogo, mas o estúdio não entrou em maiores detalhe, e deixou claro que eles "não influenciarão o gameplay em si, ou darão vantagens dentro do jogo em relação a outros jogadores."

NFTs em games tem sido um assunto comentado e controverso na indústria de games durante 2021, com diversos jogos fazendo sucesso com a ideia de que jogadores poderão ganhar dinheiro por meio de itens adquiridos e registrados via blockchain.

Recentemente, a Ubisoft anunciou o serviço Ubisoft Quartz, que recompensará jogadores com NFTs em seus games, a começar por Ghost Recon: Breakpoint. O anúncio foi recebido com críticas intensas do público, e os próprios desenvolvedores da empresa parecem não estar particularmente confortáveis ao utilizar a tecnologia.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl sai em 28 de abril de 2022 para PC e Xbox Series X|S — o que é um tanto curioso considerando as ressalvas que o chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, tem sobre NFTs em jogos.