Recentemente, a Valve baniu todos os jogos de blockchain, NFT e criptomoedas do Steam. Em um comunicado publicado pelo site The Verge, a Epic Games disse que está “aberta a jogos que suportam criptomoedas ou ativos baseados em blockchain” em sua loja.

A empresa disse que haveria algumas limitações, é claro, mas que está disposta a trabalhar com os ‘primeiros desenvolvedores’ no novo campo de jogos feitos na blockchain. 

Eles falaram que os jogos teriam que cumprir as leis financeiras, deixar claro como o blockchain é usado e utilizar classificações de idade apropriadas. Também disse que os desenvolvedores não poderão usar o serviço de pagamento da Epic para aceitar criptomoedas, eles teriam que usar seus próprios sistemas de pagamento.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, disse que a empresa não está interessada em tocar NFTs, mas essa afirmação parece apenas se aplicar aos seus próprios jogos. A empresa vai esclarecer as regras para trabalhar com os desenvolvedores para entender como eles planejam usar a tecnologia blockchain em seus jogos.

Sweeney também compartilhou em um tweet alguns pensamentos adicionais à conversa com o The Verge. Ele diz que a Epic dá boas-vindas à “inovação nas áreas de tecnologia e finanças”, e sugere que o blockchain não é inerentemente bom ou ruim.

Nada disso sugere que os desenvolvedores que tiveram seus jogos banidos do Steam poderão colocar o jogo na Epic Store. Atualmente, o programa de autopublicação da Epic está em beta fechado e a FAQ diz que eles escolhem quem pode participar caso a caso.

A empresa - até agora - se mostrou uma plataforma bastante permissível, algo que se tornou um ponto de contenção em seu julgamento com a Apple, quando os advogados citaram os jogos ‘ofensivos e sexualizados’ que estavam disponíveis no Itch.io, uma loja de jogos acessível da Epic.