Neste domingo (16), a Konami anunciou que revelará "as atualizações mais recentes" da série Silent Hill em 19 de outubro de 2022, às 18h (horário de Brasília). Por enquanto, detalhes não foram divulgados pela empresa.

Junto de uma publicação no Twitter que confirma a informação acima, foi lançada também uma sessão inédita no site da Konami que é dedicada exclusivamente a Silent Hill. Lá, entretanto, constam apenas a data da próxima revelação da série e o horário.

Apesar de rumores que existem há anos sobre novos jogos da franquia Silent Hill estarem em desenvolvimento, nunca houve confirmação oficial por parte da Konami a respeito de títulos inéditos.

Recentemente, Christophe Gans, diretor do primeiro filme inspirado na franquia Silent Hill (aquele lançado em 2006), disse em entrevista que existiam diferentes games de Silent Hill em produção. No entanto, ele não pode falar pelo estúdio, evidentemente.

Protagonista de Silent Hill com esposa.

O último "jogo" da franquia Silent Hill foi o teaser jogável conhecido como P.T., dirigido por Hideo Kojima. Aquele projeto, que contava ainda com o ator Norman Reedus no papel principal, foi cancelado — e a parceria entre Kojima e Reedus seguiu em Death Stranding.

Quando olhamos para jogos completos, o mais recente lançamento da série de terror da Konami foi Silent Hill: Book of Memories, de 2012, mesmo ano em que foram lançados Silent Hill: Downpour e Silent Hill HD Collection. Todos esses jogos foram extremamente criticados pelos fãs e pela crítica.

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Reforçamos que a Konami prometeu, neste domingo, apenas um anúncio sobre as próximas novidades da série Silent Hill. Isso pode, sim, significar a revelação de um novo jogo, mas também seria possível se tratar apenas de um trailer inédito de um novo filme ou mesmo algum outro tipo de adaptação. Teremos de esperar.

Os vazamentos de Silent Hill

Protagonista de Silent Hill 3.

Lá em 2016, o diretor Hideo Kojima manifestou profunda decepção com o cancelamento de Silent Hills, jogo revelado ao final do teaser jogável mais famoso de todos os tempos: P.T., de 2014.

Posteriormente, milhões de fãs ao redor do mundo passaram a questionar se um dia exisitira um novo Silent Hill. Por anos, essa pergunta permaneceria sem resposta.

Em 2017, o compositor Akira Yamaoka disse, sem muita pretensão, que não era contra uma reunião do famoso Team Silent, responsável pelos primeiros três jogos da série e parte do quarto — os únicos que fizeram sucesso.

Desde então, rumores sobre o suposto retorno de Silent Hill se tornaram frequentes. A situação chegou ao ponto de, em 2020, a Konami dizer que ainda estava estudando maneiras de trazer a série de volta.

2020 e 2021 foram anos particularmente marcados por rumores sobre Silent Hill. No geral, os principais boatos giravam em torno de recriações dos dois primeiros jogos e ao menos um título completamente inédito.

Yamaoka, que trabalhou como compositor e diretor de som nos primeiros Silent Hill, deu mais fôlego aos rumores do retorno da franquia em uma entrevista de 2021, que, posteriormente, teve trechos alterados.

Também em 2021, surgiu outra teoria famosa de que o estúdio Bloober Team, de The Medium, seria a empresa responsável por um dos novos projetos de Silent Hillalgo que não foi negado pelo presidente do estúdio.

Pouco tempo se passou e, em 2022, supostas imagens vazadas de um Silent Hill desonhecido surgiram nas redes sociais. Aliás, a Konami pediu para que essas imagens fossem removidas de circulação, o que deixou os fãs ainda mais curiosos.

Assim continuaram os constantes rumores até que, em 16 outubro de 2022, a Konami fez o anúncio de que uma revelação inédita ocorreria três dias depois, no dia 19.

Uma breve história de Silent Hill

Protagonista do primeiro Silent Hill perdido.

A equipe conhecida como Team Silent trabalhou nos quatro primeiros jogos de Silent Hill, os mais bem sucedidos da franquia em termos de crítica. Diferente de Resident Evil e outros títulos do gênero, como Alone in the Dark, Silent Hill criou uma identidade própria por meio do chamado terror psicológico.

Mais do que alguns sustos e monstros horripilantes, Silent Hill sempre se destacou por abordar temas complexos. Viajar pela cabeça do personagem principal e entender as alegorias apresentadas em tela era muito mais assustador do que simplesmente enfrentar monstros bizarros com poucos recursos.

Embora a abordagem particularmente genial de Silent Hill tivesse se tornado um fenômeno para um grupo específico de jogadores, é fato que os jogos originais jamais se tornariam sucessos comerciais do nível de Resident Evil, que é a franquia mais famosa do gênero survival horror.

Os jogos de Silent Hill eram bem mais parados do que os de franquias semelhantes, por exemplo. Existia também a questão do tipo de abordagem, que era muito mais intensa e chocante para parte do público do que o oferecido por outros games. Tudo em Silent Hill desviava demais da normalidade. 

Inevitavelmente, a Konami perceberia os limites de Silent Hill, que, apesar de artisticamente e conceitualmente autêntico, não rendia tanta grana quanto a empresa esperava, aparentemente. Portanto, a partir de Silent Hill: Origins (2007), o time original foi substituído pelo Climax Studio (na época, Climax Action), do Reino Unido.

Embora tenha sido relativamente elogiado pela crítica, Silent Hill: Origins marcou o início da decadência da série, que atingiria pontos particularmente baixos com Homecoming (2008) e Downpour (2012, último da série principal).

No geral, as críticas aos jogos do "período Ocidental" tinham muito a ver com a falta de inovação e o abandono dos temas complexos característicos da série Silent Hill. Seguindo um movimento similar ao de Resident Evil, a série havia se voltado mais para a ação — só que com menos competência.

2022 marca exatamente uma década desde o último jogo da franquia Silent Hill. Finalmente, a espera pelo retorno da série parece estar próxima de acabar. Resta saber se vamos celebrar um novo game ou lamentar por mais um fracasso da Konami com a franquia.


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