O terceiro Mortal Kombat mudou quase tudo o que os fãs conheciam com base nos dois jogos anteriores. Ninjas se tornaram menos numerosos (Scorpion, por exemplo, só foi adicionado na versão Ultimate) e Sub-Zero passou por uma renovação visual completa.

Sub-Zero destrói Sektor.

No primeiro Mortal Kombat, Bi-Han, o Sub-Zero original (que morreu e, depois, se tornou Noob Saibot), usava a clássica roupa azul padrão dos ninjas da série. No segundo game, o visual era o mesmo, ainda que, por baixo da máscara, existisse outra pessoa: Kuai Liang.

Quando Mortal Kombat 3 foi lançado, todos os jogadores repararam que Sub-Zero estava completamente diferente. Ele havia trocado o traje Lin Kuei por um macacão azul e abandonado a máscara. Afinal, por que um guerreiro como ele faria isso?

Sub-Zero ganha o round.

Bom, o perfil de Sub-Zero em Mortal Kombat 3 confirma que ele havia deixado os Lin Kuei e, por esse motivo, havia se tornado um alvo dos demais guerreiros do clã. No caso, os robôs Smoke, Cyrax e Sektor, especificamente, são os antigos colegas mais conhecidos de Kuai Liang.

Você pode argumentar que Sub-Zero decidiu abandonar a máscara e o uniforme de ninja por ter deixado os Lin Kuei. Essa interpretação foi levada em consideração como uma possibilidade pelo próprio John Tobias anos atrás, como consta em uma entrevista disponível no livro de colecionador de Mortal Kombat 3.

"Ele era um personagem favorito, e queríamos trazê-lo de volta", disse John Tobias no tal livro de colecionador. Em seguida, o co-criador de Mortal Kombat explicou que: "Pensamos que seria legal [remover a máscara], porque... As pessoas começam a criar histórias nas próprias cabeças. Era tipo: 'Oh! Ele não é mais um ninja!' Então, começam a fabricar razões pelas quais ele não é mais um ninja."

LEIA MAIS

Não há, portanto, uma confirmação direta de que Sub-Zero abandonou a máscara e o traje Lin Kuei por ter deixado de ser um "ninja". A ideia era, simplesmente, fomentar teorias de fãs. Contudo, essa interpretação já havia sido antecipada por John Tobias — e, convenhamos, é a melhor explicação possível.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!