Shuhei Matsumoto, produtor de Capcom Fighting Collection e Street Fighter 30th Anniversary Collection, parece concordar com os fãs de longa data da empresa a respeito da necessidade de jogos clássicos serem lançados em consoles novos.

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"Fui produtor de Street Fighter 30th Anniversary Collection, e recebemos muitas respostas. A coisa mais maravilhosa é que as pessoas ainda estão comprando esses jogos, e estou muito feliz com elas jogando Street Fighter 30th Anniversary Collection e organizando campeonatos", disse Matsumoto em entrevista ao The Enemy. "Nosso aprendizado mais importante com essa experiência foi a necessidade de lançar jogos clássicos nos consoles atuais."

Personagem enfrenta dinossauro.
Reprodução: Capcom.

Essa entrevista foi realizada durante o período de lançamento da coletânea Capcom Fighting Collection, que reúne os jogos Darkstalkers, Night Warriors, Vampire Savior, Vampire Hunter 2, Vampire Savior 2, Red Earth, Cyberbots, Super Puzzle Fighter II Turbo, Hyper Street Fighter II e Super Gem Fighter Minimix.

Na visão de Matsumoto, mesmo que o visual não tenha sido alterado em comparação com os jogos originais (lançados há mais de 20 anos), ainda existia a possibilidade de que esses jogos conquistassem novos jogadores.

"Eu também espero que as pessoas que começaram em Street Fighter V percebam algumas referências e digam algo como 'eu não sabia que tal roupa era daquele personagem!' e se apaixonem pelos personagens, o universo e as histórias desses jogos antigos", contou.

Sakura pequena lutando.
Reprodução: Capcom.

De fato, mesmo que pareça existir certa resistência por parte de algumas empresas, coletâneas possuem uma importância enorme para que o legado dos jogos se mantenha acessível. O que não falta na indústria são exemplos de títulos que estão presos em plataformas às quais poucas pessoas ainda têm acesso. E, assim sendo, os entusiastas que poderiam descobrir mais sobre os universos que aprenderam a amar acabam sendo deixados de lado. Bom, não no caso da Capcom, que lança coletâneas com alguma frequência (mas ainda está nos devendo novas opções para jogarmos Resident Evil clássicos no formato original e Dino Crisis).

Um jogo específico chama mais atenção do que os demais quando olhamos particularmente para Capcom Fighting Collection: Red Earth. Nunca na história do Ocidente esse jogo havia sido disponibilizado fora das máquinas de fliperama. Então, para muitos jogadores, trata-se de algo completamente inédito.

Segundo Matsumoto, a decisão de disponibilizar Red Earth nas plataformas atuais foi tomada após "os lendários programadores KOBUTA e MUUMUU" dizerem que era hora disso acontecer. Sem muitas explicações, parece que Matsumoto apenas concordou e o jogo foi lançado.

Robôs lutando no jogo.
Reprodução: Capcom.

A inclusão de títulos não tão populares quanto um Marvel vs. Capcom, por exemplo, foi absolutamente acertada no caso da coletânea da Capcom. Eu mesmo descobri jogos dos quais nem sequer havia ouvido falar, como Cyberbots: Full Metal Madness (pelo qual me apaixonei, inclusive), lançado originalmente em abril de 1995, meses antes de eu nascer.

No final das contas, é bom ver que Shuhei Matsumoto — e, provavelmente, outros produtores importantes da Capcom — veja a necessidade de livrar jogos antigos das correntes do passado. Quanto mais acessíveis forem os clássicos que viabilizaram a existência da indústria na maneira como conhecemos hoje, melhor será para os fãs de forma geral. Então, que venham mais e mais coletâneas.