Os arquivos de texto são algo tradicional em Resident Evil. Nos últimos jogos, é verdade que esse aspecto não foi tão explorado, mas fãs da trilogia original sabem quão fundamentais são os "files" para a construção de mundo na franquia da Capcom.

Inclusive, se você nunca foi de ler os arquivos, saiba que existe pelo menos uma história digna até mesmo da atenção dos jogadores menos apegados aos detalhes: o conjunto Diário de Trevor + Foto de Família e Anotações.

Chris atacado por zumbis.
Capcom.

Ambos os arquivos são encontrados em Resident Evil Remake, que completou 20 anos no dia 22 de março de 2022. Estamos falando, evidentemente, de um dos melhores — ou mesmo o melhor — Resident Evil na história.

Diário de Trevor, como ficou conhecido o arquivo, é, na verdade, um conjunto de três files menores que encontramos ao longo do game, no primeiro andar da mansão.

Esses relatos em primeira pessoa mostram como George Trevor foi enganado por Ozwell E. Spencer, que convidou Trevor e a família dele para a Mansão Spencer apenas com o intuito de se livrar da outra pessoa que conhecia todos os segredos daquela casa.

Jill ao lado da lareira.
Capcom.

Marcado pelo desespero de Trevor, que levou a esposa, Jessica, e a filha, Lisa, para a Mansão Spencer sem saber que era tudo um plano macabro da Umbrella, esse arquivo sozinho já seria uma excelente história de terror em si.

"Por que isso está acontecendo comigo? Por que tenho que morrer deste jeito? Eu fiquei obcecado demais na criação desta mansão assustadora. Eu devia ter pensado melhor", escreve Trevor em um dos momentos finais da própria vida.

Toda a narração construída pela perspectiva de um personagem importante que nem sequer vemos durante a história é simplesmente inacreditável. É difícil não se perguntar se a Capcom ainda tem capacidade de construir conteúdos opcionais tão valiosos quanto esse relato, que ainda é acompanhado por um complemento fenomenal.

Lisa Trevor em Resident Evil Remake.
Capcom.

Como você já deve ter percebido, dois nomes citados até aqui formam o nome completo de uma pessoa/criatura extremamente marcante de Resident Evil Remake: Lisa Trevor. E, caso você esteja se perguntando, as "Anotações" que acompanham a "Foto de Família" são, sim, a perspectiva de Lisa Trevor a respeito do próprio sequestro e do desaparecimento dos pais.

Ainda criança, Lisa Trevor foi visitar a Mansão Spencer junto do pai dela, George Trevor. Contudo, ambos foram separados e Lista, evidentemente, se tornou uma cobaia para testes com o Vírus T. Ela passou anos servindo como cobaia até que se transformou no monstro que enfrentamos no remake.

Jill em frente ao portão.
Capcom.

Ver todos os pensamento infantis daquela criatura pavorosa que conhecemos fora da Mansão Spencer é bastante doloroso. Para tornar a experiência ainda mais memorável, a Capcom fez até mesmo com que o arquivo tivesse erros gramáticos típicos de crianças.

Por mais desesperador que seja, é absolutamente recomendável que você, caso seja um fã de terror, leia pelo menos os arquivos Diário de Trevor + Foto de Família e Anotações. Que saudade desses arquivos. Que saudade de Resident Evil Remake.

Aliás, se você quer saber onde ler, o Resident Evil Database tem todos os arquivos da franquia traduzidos em português do Brasil. É só acessar.