Call of Duty é uma das franquias mais populares dos games e não é à toa. CoD conta com lançamentos quase todos os anos desde o primeiro título em 2003 e é um dos "tiros mais certeiros" da Activision.

LEIA MAIS

Na lista abaixo, o The Enemy organizou um ranking com todos os jogos principais da franquia, com base em suas avaliações no Metacritic. Vale reforçar que estão presentes apenas os jogos "principais", não contendo expansões, jogos derivados para mobile e afins.

17. Call of Duty: Vanguard | Nota: 73

Vanguard é o mais recente lançamento da franquia e, surpreendentemente, o menos aclamado dos Call of Duty. O jogo lançado em 2021 foi o primeiro pensado para a nova geração de consoles, mas não trouxe inovações suficientes e a história original mostrou-se curta demais.

Reprodução: Activision

16. Call of Duty: Black Ops Cold War | Nota: 76

Black Ops Cold War é o quinto da série Black Ops mas, por fugir do tema futurista abordado pela série desde a segunda edição, não entregou muito do que os fãs dos games desenvolvidos pela Treyarch esperavam.

Reprodução: Activision

15. Call of Duty: Infinite Warfare | Nota: 78

Infinite Warfare foi o que voou mais longe no futurismo. Vindo de uma série de sucessos com a temática abordada, Infinite Warfare levou a tendência literalmente a escalas astronômicas, com mapas no espaço e afins.

Reprodução: Activision

14. Call of Duty: Ghosts | Nota: 78

Call of Duty Ghosts foi o primeiro pensado para a geração PS4 e Xbox One. O jogo não trouxe tantas inovações e focou nas evoluções visuais proporcionadas pelo potencial dos novos consoles.

Reprodução: Activision

13. Call of Duty: WWII | Nota: 80

WWII volta aos cenários de guerras icônicas depois de tempos em palcos futuristas, com os jogadores da geração PS4 e Xbox One encarando batalhas da Segunda Guerra Mundial, tema que criou as raízes da franquia.

Reprodução: Activision

12. Call of Duty: Modern Warfare (2019) | Nota: 81

O reboot de uma das séries mais aclamadas dos games de tiro em primeira pessoa começou em 2019, com o lançamento de Call of Duty Modern Warfare para PS4 e Xbox One, que trouxe de volta o lendário capitão Price em uma história inédita. Isso sem contar que marcou a estreia de Warzone, segundo modo battle royale da franquia CoD.

Reprodução: Activision

11. Call of Duty: Black Ops III | Nota: 81

Call of Duty Black Ops 3, lançado em 2015, seguiu a onda futurista e até trouxe de volta personagens adorados de Black Ops 2, mas o brilho ficou para o multiplayer, primeiro da história da franquia a trazer diferentes personagens com habilidades próprias.

Reprodução: Activision

10. Call of Duty: Advanced Warfare | Nota: 83

Advanced Warfare, lançado em 2014, aprimorou o conceito de movimentação exagerada promovido pelo antecessor futurista Black Ops 2 e foi a estreia dos famosos exoesqueletos na franquia.

Reprodução: Activision

9. Call of Duty: Black Ops II | Nota: 83

Black Ops 2, lançado em 2012, inovou principalmente na história, trazendo dois finais diferentes no modo campanha.

Reprodução: Activision

8. Call of Duty: Black Ops 4 | Nota: 85

Call of Duty Black Ops 4, lançado em 2018, foi a primeira aposta da Activision no cenário de battle royale, para qual foi direcionado o destaque do jogo: o modo Blackout.

Reprodução: Activision

7. Call of Duty: World at War | Nota: 85

World at War, lançado em 2008, foi um game "comum" da franquia Call of Duty, que, embora tenha seu brilho tanto no modo história quanto nos modos online, foi extremamente criticado por ter vindo após Call of Duty 4: Modern Warfare, um dos maiores sucessos da histórai de CoD.

Reprodução: Activision

6. Call of Duty: Modern Warfare 3 | Nota: 88

Modern Warfare 3, lançado em 2011, foi a conclusão da série Modern Warfare e também do ciclo entre MW e Black Ops, revezamente de desenvolvimento entre os estúdios Infinity Ward e Treyarch, que gerou alguns dos títulos mais aclamados pelos críticos.

Reprodução: Activision

5. Call of Duty Black Ops | Nota: 88

Black Ops, lançado em 2010, inaugurou uma das séries de maior sucesso da franquia Call of Duty e também a mais longeva.

Reprodução: Activision

4. Call of Duty 2 | Nota: 89

O segundo título da franquia, lançado em 2005, não possuía modos multiplayer tão refinados, mas o destaque é da jogabilidade e modo história, que coloca os jogadores em meio a acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Reprodução: Activision

3. Call of Duty | Nota: 91

O primeiro título da série Call of Duty, originalmente lançado apenas para PC em 2003 e depois portado para os consoles PS3 e Xbox 360 trouxe a primeira experiência desenvolvida pela Activision com história original em meio a acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Reprodução: Activision

2. Call of Duty: Modern Warfare 2 | Nota: 94

Call of Duty Modern Warfare 2, lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360, foi a continuação do título mais revolucionário da história da franquia e talvez dos FPS militares, trazendo a continuação da história original contada pela Infinity Ward e seus personagens adorados como Price, Soap, Ghost e mais.

Reprodução: Activision

1. Call of Duty 4: Modern Warfare | Nota: 94

O primeiro Modern Warfare pode ser considerado um dos mais revolucionários FPS com temática militar e, com certeza, o mais importante da franquia Call of Duty, muito por ser o primeiro a apostar no desenvolvimento contínuo de personagens, história mais densa que de costume e tramas que envolvem até críticas ao sistema e soldados norte-americanos.

Reprodução: Activision