Call of Duty recebeu em 2019 uma revisita a uma das séries mais adoradas pelos fãs: Modern Warfare. Activision e Infinity Ward decidiram homenagear os jogos antigos com uma reimaginação dos personagens, acontecimentos e tudo indica que a melhor parte da franquia volta em breve. Entenda.

LEIA MAIS

Call of Duty 4: Modern Warfare, lançado em 2007, coloca o jogador na pele de John "Soap" MacTavish, atirador de elite e especialista em demolição que é convocado para o time do capitão Capitão John Price - ambos personagens importantes e que carregam todo o restante da série.

Imagem do primeiro trecho de Call of Duty 4 Modern Warfare, quando Soap conhece Price
Reprodução: Activision

Já no primeiro jogo, o capitão recebe MacTavish de maneira debochada, perguntando “que tipo de nome é ‘Soap’?”, brincando com a palavra cujo significado em inglês é “sabonete”. Entretanto, se mostra mais que um chefe rabugento ao salvar o novo companheiro duas vezes na mesma missão.

Como membros da Special Air Service (SAS), o time tem como objetivo abater Imran Zakhaev, líder de uma organização ultranacionalista russa. Soap e Price são os últimos vivos na batalha final contra o vilão. 

Imagem da cena final de Call of Duty 4 Modern Warfare
Reprodução: Activision

Nesta cena, ambos os soldados são incapacitados por Zakhaev, mas, no primeiro gesto de confiança do capitão no jogo, Price dá sua própria arma para recém-chegado Soap e ele garante o abate no terrorista russo, estabelecendo ali a relação que seria levada até o fim da série.

Já no segundo game, Call of Duty Modern Warfare 2, de 2009, Price é capturado e até dado como morto, enquanto Soap, anos depois, assume a função de capitão. Em uma de suas missões, MacTavish é responsabilizado por resgatar um prisioneiro dentro de um gulag russo, que se apresenta como o próprio Price em um dos momentos mais tranquilizantes da série. 

Imagem do primeiro reencontro de Soap e Price em Call of Duty Moderns Warfare 2, no gulag russo
Reprodução: Activision

Mesmo com a tecnologia limitada da época, a atuação no momento entrega o quanto um representa para o outro, isso além do gesto de Soap - devolver a arma dada a ele no fim do primeiro jogo.

No decorrer de Modern Warfare, Price e Soap desenvolvem uma relação quase de pai e filho, com a conclusão chegando no terceiro jogo. Na ocasião, a morte de Soap (que se sacrificou para salvar o próprio capitão), é o primeiro e único momento em que Price é visto desestabilizado.

Cena de gameplay de Call of Duty Modern Warfare 3, morte de Soap
Reprodução: Activision

A relação dos dois é talvez o aspecto mais revolucionário de toda a franquia Call of Duty, muito por mudar a maneira com a qual CoD contava suas histórias. Além de, obviamente, colocar o jogador num ambiente de guerra moderna, o jogo traz uma narrativa focada em seus personagens e as relações desenvolvidas entre eles.

Até o momento, nenhuma dupla trouxe o mesmo sentimento e carga emocional em uma história na franquia Call of Duty como Soap e Price e, conforme visto no fim de Modern Warfare (2019), os jogadores estão próximos de receber essa benção novamente.

Imagem do final de Call of Duty Modern Warfare no PS4, com Price escolhendo os membros da taskforce 1-4-1
Reprodução: Activision

Ao final de Modern Warfare (2019), Price fala com seu contato na CIA sobre a criação da aguardada Taskforce 1-4-1, para a qual serão convocados Gaz - apresentado durante o game -, Ghost, talvez personagem mais icônico de todo CoD, e Soap, fiel companheiro de Price.

O que os fãs do game podem esperar, porém, ainda não é claro e tudo será respondido apenas com o lançamento do próximo jogo. Call of Duty: Modern Warfare 2 chega em 28 de outubro de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.