Modern Warfare é uma das maiores subséries da franquia Call of Duty e começou a ser retrabalhada em 2019. A história contada por Activision e Infinity Ward mudou. Alguns personagens e relações permanecem, mas existe uma missão que não precisa ser lembrada.

LEIA MAIS

Fãs de longa data provavelmente já sabem do que se trata. Citar "polêmica" e "Call of Duty" não é novidade, principalmente, após a missão em questão. "No Russian" é o nome do episódio de Modern Warfare 2 lembrado até hoje como a infame "fase do aeroporto".

Imagem retirada do gameplay da missão No Russian, de Call of Duty Modern Warfare 2
Reprodução: Activision

Para contextualização, em Modern Warfare 2, o jogador é colocado na pele do agenda da CIA Joseph Allen, que atua infiltrado no grupo terrorista comandado por Vladimir Makarov, principal vilão do jogo.

Com o objetivo de incendiar uma guerra entre Rússia e EUA, Makarov orquestra um ataque no aeroporto de Zakhaev, em Moscou. Nessa situação, jogadores presenciam uma das cenas mais controversas da série — o massacre de civis russos.

Imagem de gameplay de Call of Duty Modern Warfare 2
Reprodução: Activision

O objetivo de Makarov é culpar os EUA pelo ocorrido, o que funciona na narrativa do jogo e potencializa ainda mais a guerra entre os países no game. "No Russian" faz alusão à exigência do vilão antes do atentado, lembrando a equipe de não falar russo durante o evento.

Pensando nisso, é mais do que necessário levar em conta que uma adaptação da missão citada neste texto não é o esperado para a nova série Modern Warfare. Ainda mais quando, nitidamente, os lançamentos são pensados como homenagem à trilogia original.

Não é difícil entender o motivo pelo qual a missão "No Russian" foi e ainda é tópico de discussão. Call of Duty é, de fato, um jogo sobre atividades militares e voltado para um público mais maduro. Porém, é esperado que a Infinity Ward tenha entendido que promover crueldades deste nível não necessariamente ajuda a contar uma boa história.

Imagem de gameplay de Call of Duty Modern Warfare, de PS4, com Capitão Price
Reprodução: Activision

Os novos jogos não são recriações dos antigos, mas trazem personagens familiares, como Capitão Price, Soap e Ghost, além de relembrarem a Taskforce 1-4-1 e nos presentearem com referencias às missões dos games passados, como a icônica "Dark Water".

Inevitavelmente, alguns acontecimentos do novo Modern Warfare 2 serão, sim, similares aos que foram presenciados nos jogos originais. Mas um, especificamente, com certeza não precisa estar entre eles.

Call of Duty: Modern Warfare 2 chega em 28 de outubro de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.

  • Lançamento

    25.10.2019

  • Publicadora

    Activision

  • Desenvolvedora

    Infinity Ward

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    Tiro

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One PC