O BIG Festival começa nesta segunda-feira (03) e um dos principais momentos do evento acontece na próxima quinta (06), com o anúncio dos vencedores dos prêmios desse ano.

Nessa edição, não há jogos brasileiros na final de Melhor Jogo do BIG, mas uma das principais categorias da premiação é justamente o Melhor Jogo: Brasil, que reconhece, divulga e exalta vários títulos desenvolvidos por estúdios, profissionais e estudantes nacionais.

Por isso, reconhecendo esse trabalho, entrevistamos os desenvolvedores dos dez indicados a Melhor Jogo: Brasil, desde o "Donkey Kong brasileiro" a uma visual novel esotérica e até um Kill Bill cyberpunk.

Conheça um pouco mais dos finalistas abaixo!

Red Ronin / Wired Dreams Studio

Red Ronin é um "dash and slash" com elementos de quebra-cabeças e combate por turno feito pelo dev maranhense Thiago Oliveira. O jogo tem fortes inspirações em Kill Bill e outros indies como Hotline Miami e Katana Zero.

Confira o texto completo sobre Red Ronin.

Fobia - St. Dinfna Hotel / Pulsatrix Studios

Fobia é um jogo de terror nos moldes de Resident Evil 7 e Outlast. Desenvolvido pela Pulsatrix Studios, o game ainda mistura a mecânica de fotos de Fatal Frame com o mundo paralelo de The Medium para criar um ambiente assustador.

Confira o texto completo sobre Fobia.

Kaze and the Wild Masks / Pixel Hive Studio

Kaze and the Wild Masks tem tudo o que o fã de plataformas dos anos 90 ama. O jogo é uma grande homenagem a clássicos como Donkey Kong, Super Mario, Megaman, Rayman... Enfim, se você tem um plataforma preferido, ele provavelmente foi homenageado pelo game da Pixel Hive.

Confira o texto completo sobre Kaze.

Dandy Ace / Mad Mimic

O roguelike brasileiro Dandy Ace tem visual lindo, muito carisma e gameplay fluida sem dever nada para Hades ou Dead Cells. O jogo da Mad Mimic é um dos principais lançamentos brasileiros de 2021 e merece todo o hype que recebeu.

Confira o texto completo sobre Dandy Ace.

Retro Machina / Orbit Studio

Gosta de jogos com muita exploração e referências escondidas? Retro Machina é o jogo pra você. Gosta de um combate engenhoso, mundo pós-apocalíptico e robôs entrando em contato com a humanidade? Então Retro Machina também é o jogo pra você.

O game da Orbit Studio tem um visual impecável e uma história sensível que merece sua atenção.

Confira o texto completo sobre Retro Machina.

Slash Quest / Big Green Pillow e Mother Gaia

Slash Quest é um daqueles jogos que conseguem ser extremamente simples ao mesmo tempo em que são super divertidos e inovadores. O jogador controla a Espadinha, uma espada que quer voltar para casa e, para isso, precisa rodar por aí derrotando seus inimigos.

... Juro que dá pra entender melhor se você clicar no link abaixo.

Confira o texto completo sobre Slash Quest.

Truth and Tales / Explot

Feira de jogos independentes também é lugar de jogo educativo. Mais do que um jogo, Truth and Tales é uma plataforma de contos interativos e atividades pedagócias com uma sensibilidade narrativa e visual para deixar os pais tranquilos enquanto seus filhos pequenos se divertem e aprendem com seus celulares.

Confira o texto completo sobre Truth and Tales.

Hero Among Us / Fire Horse Studio

Em Hero Among Us você cria o seu super-herói e decide o que você vai fazer para salvar o mundo. O jogo da Fire Horse Studio mistura Plague Inc. e Papers, Please para você criar a sua experiência de heroísmo como quiser.

Confira o texto completo sobre Hero Among Us.

Cartomante / Garoa Studios

Cartomante é uma estilosa visual novel que te coloca no papel de uma cartomante trambiqueira com clientes peculiares. O jogo tem diversas interações e ramificações da história, de uma revolução trabalhista até a ocultação de um cadáver.

Confira o texto completo sobre Cartomante.

Ensō / Universidade Feevale

Ensō foi desenvolvido por alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O jogo/TCC combina elementos de Sekiro e Dark Souls com uma ambientação 2D e visuais inspirados pela pintura japonesa ukiyo-e.

Confira o texto completo sobre Ensō.