Com os finalistas na categoria de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival de 2021 definidos, o The Enemy conversou com as dez desenvolvedoras por trás desses jogos pra você conhecer melhor o cenário brasileiro e se interar de todos os competidores antes da premiação.

Nossa terceira história vem direto de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com três alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale, uma maratona de Westworld e um projeto de TCC ambicioso.

Ensō está disponível para download gratuito no Itch.io

Ensō é uma palavra japonesa que significa “círculo”. Na pintura zen budista, o ensō simboliza um momento em que a mente está livre para criar - e alguns praticam o seu desenho diariamente, como um exercício espiritual. E desenvolver um jogo provavelmente vai te colocar muito em contato com esses dois sentidos: criar e praticar diariamente.

O então estudante Lucas Postai assistia a segunda temporada de Westworld em 2018 quando se lembrou do clássico Livro dos Cinco Anéis, escrito pelo lendário samurai Miyamoto Musashi, e teve uma ideia para seu projeto de conclusão do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Lucas (programador) conheceu Leonardo Tomazi (artista de personagem) e Cauê Cortes (artista 3D) durante uma monitoria do curso e os três se juntaram para criar Ensō, trabalho que durou cerca de dez meses entre o sexto e sétimo semestre de suas graduações.

O trio desenvolveu Ensō como um jogo de ação top-down 2D focado em uma mecânica de timing preciso e parry, muito inspirados pelos jogos da franquia Souls, principalmente Dark Souls e Sekiro, e também pelo clássico indie Hyper Light Drifter.

Jogo tem barra de stamina semelhante a de Sekiro

"A gente queria fazer um jogo 2D e queria fazer a animação em oito direções, mas entendemos porque jogos tipo Hyper Light animam só em quatro. A escala do projeto aumentou muito, foram mais de 1000 sprites", contam os desenvolvedores.

No caminho do jogo, você encontra três tipos diferentes de inimigos: outros samurais, arqueiros e lanceiros, com algumas áreas lotadas de adversários. E se tentar passar por eles como um hack’n slash normal, você vai se ferrar - sua stamina acaba em poucos golpes e defesas e se você se afobar, vai sofrer uma sequência de ataques e morrer.

Áreas recheadas de inimigos fazem com que você precise calcular muito bem seus movimentos

O jogo ainda oferece um sistema de santuários que desbloqueiam upgrades para melhorar a vida, stamina, a força do ataque e um golpe especial para você finalizar seus inimigos após um parry. E essas melhoras acumulam mesmo após as suas mortes. No terceiro capítulo do Livro dos Cinco Anéis, Musashi fala que o treino também precisa ser feito com espada real, e não uma de bambu, colocando à prova a destreza do samurai - e tomando em conta esse princípio, confesso que gostaria que o jogo tivesse morte permanente.

Assim como os títulos da FromSoftware, Ensō não se preocupa em contar história de maneira explícita dentro do jogo. Pela descrição do jogo na plataforma Itch.io, sabemos que se trata de uma narrativa de vingança: “Depois da queda do dojô Yamamoto na cidade de Isagawa, Hiroyuki Ishigame precisa eliminar Naosuke Wachi, o maior pupilo do antigo mestre Gensuke”

Animação no trailer mostra Hiroyuki Ishigame prestes a enfrentar Naosuke Wachi

Desenvolver Ensō foi um mergulho de Lucas, Leonardo e Cauê dentro da cultura samurai. Um dos pontos principais é a parte artística de Ensō, com belos cenários 3D renderizados dentro do jogo e feitos para lembrar o gênero ukiyo-e, estilo de xilogravura e pintura característicos do Período Edo, no Japão. E a trilha do jogo transita bem entre os momentos de calmaria e reflexão e as batalhas sangrentas como em um bom clássico de Akira Kurosawa.

“Só a indicação a Melhor Jogo Estudante já foi surpreendente, mas o reconhecimento de Melhor Jogo Brasil nos deixou animados, mas triste por não poder ver nosso jogo no telão do centro de convenções em São Paulo”, falaram os desenvolvedores.

Infelizmente, não poderemos ver uma continuação ou atualizações para mais conteúdo em Ensō. Lucas virou sócio da dev Elemental Game Studios e Leonardo faz alguns trabalhos em parceria com o estúdio, enquanto Cauê segue nos últimos passos da faculdade. O trio não pensa em trabalhar em algo juntos num futuro próximo, mas a Elemental tem projetos para anunciar no final de 2021.

Entre as batalhas, o jogo te oferece santuários para descansar e melhorar habilidades

Mas, como ensinado por Musashi em seu livro, precisamos sentir e vivenciar os princípios, e não entendê-los. Então, o que você precisa fazer, leitor, é terminar esse texto e jogar Ensō de fato para, enfim, vivenciá-lo. Você encontra o link para download do jogo aqui.


BIG Festival de 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio de maneira digital e gratuita para o público, que poderá testar os jogos, conversar com os desenvolvedores e assistir palestras. A premiação de Melhor Jogo: Brasil e demais categorias do evento será transmitida no dia 6, a partir das 21h30 (horário de Brasília).