Com os finalistas na categoria de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival de 2021 definidos, o The Enemy conversou com as dez desenvolvedoras por trás desses jogos pra você conhecer melhor o cenário brasileiro e se interar de todos os competidores antes da premiação.

Nossa sexta entrevista vai para o mundo dos jogos educativos. Truth and Tales é mais do que um game interativo, é uma plataforma com diversas atividades educacionais que conseguiu romper a barreira do “real gaming” para estar entre os finalistas de Melhor Jogo: Brasil no BIG. Ah, além de Melhor Jogo Educacional e Melhor Jogo Mobile também. 

Truth and Tales é o primeiro jogo educativo indicado a Melhor Jogo: Brasil no BIG

Desde sua terceira edição, em 2015, o BIG Festival premia também o Melhor Jogo Educacional do evento. Nos cinco anos anteriores da categoria no Festival, nenhuma vez um jogo dessa categoria também foi indicado a Melhor Jogo Brasileiro. Bom, Truth and Tales vem pra quebrar esse tabu e mostrar a força e importância desse “irmão esquecido” do mundo dos games.

Truth and Tales é um aplicativo educacional para crianças com diversas atividades disponíveis, sendo a principal delas os contos interativos. A plataforma busca melhorar as habilidades cognitivas das crianças, além de oferecer um ambiente educacional saudável para elas.

“O Truth and Tales veio muito inspirado por contos que ouvia na minha infância. É uma vontade nossa de fazer um conteúdo que ajude as crianças a entrar em contato com elas mesmas”, afirmou Luiza Guerreiro, CEO e fundadora da Explot, desenvolvedora do jogo.

Derivado de um projeto anterior de livros interativos, mas com uma abordagem mais formal, Truth and Tales começou a ser desenvolvido em 2018 com base nas Teaching Stories, contos milenares estudados pelo pesquisador Robert Ornstein nos anos 70 e 80 na Universidade de Stanford. Esses contos trabalham habilidades importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Histórias interativas buscam ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças

Dentro do jogo temos três contos interativos principais - A Criança e o Dragão, A Jornada do Príncipe e Léo, o Leão - além de audiobooks e um novo feature chamado Yoguinha, com treinos de yoga para os usuários. 

A criança tem que sacudir a tela, fazer movimentos, trabalhamos também com realidade aumentada. E todas essas interatividades são pensadas para tirar a criança do clique-clqiue, que ela possa parar e prestar atenção e brincar. Para que a tecnologia possa ser uma ferramenta para a criança usar e não ser dependente da tela”, explica Luiza.

Tendo surgido como “apenas um livro de contos interativos”, Truth and Tales ganhou tanta complexidade que virou uma plataforma completa e atualmente funciona com um sistema de assinaturas e recebe atualizações de conteúdo todos os meses. 

Projeto cresceu tanto que virou uma plataforma com diversas atividades

“A nossa ideia é ir acoplando nossos projetos dentro do Truth and Tales, então a gente tem o projeto de desenvolver atividades neuro pedagógicas, atividades de mindfulness e a gente pensa nossos projetos de uma forma pra eles entrarem no jogo depois, a gente quer que tudo esteja ali dentro”, conta a desenvolvedora..

Além das atividades educativas e cognitivas, o jogo apresenta gráficos que parecem ter vindo direto de um livro infantil, mas mantendo a realidade e as cores mais saudáveis para a mente em desenvolvimento das crianças.

“A gente tinha algumas regras, algumas pesquisas mostram que entrar em contato com a natureza ajudam o cérebro em desenvolvimento. A gente quis trazer um desenho mais natural, trazer uma paleta mais realista. É muito mágico o projeto, mas as cores não são hipersaturadas. Tentamos fugir dessa estética de cores chamativas, é muito stress, fomos atrás dessas cores mais claras”, disse Luiza.

Customização permite que as crianças escolham as características dos personagens

A desenvolvedora também ressaltou outro aspecto importante da direção de arte de Truth and Tales, a customização dos personagens. “Nos testes a gente recebeu resultados muito impactantes, principalmente com a variedade do tom de pele. A gente viu as crianças se vendo no personagem, então isso é uma ferramenta muito importante”, acrescentou.

Direto de Santa Catarina, a Explot é uma derivada de uma outra empresa de serviços, a Plot Kids, da qual Luiza também é CEO, mas não co-fundadora. Atualmente a Explot conta com 13 funcionários, tendo três mulheres em sua diretoria: Marina Pinho (arte e animações), Luisa Scherer (marketing) e a própria Luiza Guerreiro (CEO e diretora do estúdio), além de Leornardo Blick (diretor técnico).

A diretora se orgulha da diversidade interna da empresa e do modelo diferente do padrão dentro das devs de games, trabalhando com funcionários contratados em tempo integral e com sua atenção voltada totalmente para o Truth and Tales. Funcionários, estes, segundo Luiza, escolhidos para agregar e se encantar com o propósito do jogo - ser um projeto equilibrado e com diversos olhares para as experiências.

“Quando a gente viu que ele saiu pras três categorias a gente deu gritos, eu saí pulando de sala em sala no Discord para comemorar. Nós vemos que estamos transpondo esses preconceitos que o próprio mercado tem com projetos educativos. Não é porque é um projeto educativo que não vai ser divertido, bonito”, acrescenta Luiza. 

Um dos pilares de Truth and Tales é a direção de arte "mágica", mas com cores sóbrias e realistas

Disponível para Android e IOS através da Google Play e da Apple Store, o aplicativo também pode ser adquirido pela Amazon. E existe uma chance de Truth and Tales saltar para os consoles e outros meios no futuro. “O Switch é uma das plataformas que a gente conversa. Também estamos olhando agora as plataformas de TV, que é um pedido das mães”, explica  a CEO, ressaltando a importância de ambientes totalmente livres de publicidades para o consumo responsável das crianças.

Destaque na App Store de diversos países, o jogo da Explot tem no mercado internacional sua principal plataforma. E essa questão se abre em duas questões opostas. A primeira é de que o baixo consumo de literatura no Brasil obriga o aplicativo a mirar o mercado externo. Por outro lado, Truth and Tales reforça a qualidade brasileira para qualquer lugar do mundo.Estamos mostrando que a gente pode ir lá fora e fazer algo com qualidade universal”, conclui Luiza.


BIG Festival de 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio de maneira digital e gratuita para o público, que poderá testar os jogos, conversar com os desenvolvedores e assistir palestras. A premiação de Melhor Jogo: Brasil e demais categorias do evento será transmitida no dia 6, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

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