A Square Enix anunciou nesta segunda-feira (8) que Final Fantasy XIV: Endwalker, próxima grande expansão do popular MMORPG, teve lançamento adiado em duas semanas, e agora será lançado em 7 de dezembro.

Originalmente, a expansão estava prevista para 23 de novembro.

O diretor e produtor do jogo, Naoki Yoshida, pediu desculpas pelo atraso poucos dias antes do lançamento original.

“Pedimos sinceras desculpas por adiar o lançamento no último minuto nesta ocasião”, declarou. “Final Fantasy XIV Endwalker é tanto a mais nova expansão para o jogo quanto a que conclui a saga de Hydaelyn e Zodiark que durou 11 anos desde o lançamento do FFXIV original.”

Yoshi P seguiu, relatando tanto os motivos que levaram ao atraso, quando reforçando o futuro do jogo após a chegada de Endwalker.

“Nós vamos, é claro, trazer uma nova aventura para FFXIV para seguir Endwalker mas, com os vários problemas que sofremos com o fracasso do FFXIV original até onde estamos agora, não pude conter meu desejo de aperfeiçoar Endwalker o melhor que pude. Como resultado, o tempo que gastamos nas melhorias de qualidade superaram nossas expectativas e acabamos usando nosso tempo disponível para debugging. Por outro lado, por estabilidade ser crucial para um jogo online, tomei a decisão de adiar o lançamento do pacote de expansão por duas semanas para garantir que o tempo para debugging que surgiria ao finalizar o desenvolvimento.”

Final Fantasy XIV
Square Enix/Divulgação

Em compensação, a publisher divulgou um trailer de lançamento para o jogo que reforça o tom apocalíptico da conclusão da narrativa, que pode ser conferido acima.

Além de finalizar a atual narrativa de Final Fantasy XIV, Endwalker trará uma série de novidades ao jogo, incluindo um novo job, Reaper, além de novas raides, novos terrenos para casas, quests inéditas para jobs diferentes.

Em 2021, Final Fantasy XIV tornou-se o jogo mais lucrativo em toda a história da popular franquia de RPGs da Square Enix, tendo alcançado uma audiência de mais de 24 milhões de jogadores em todo o mundo. Vale notar que Yoshida também está envolvido significativamente com o desenvolvimento de Final Fantasy XVI, próximo grande jogo da série.

O MMORPG está disponível para PC, PS4 e PS5.