O chefe da Square Enix alegou que a Crystal Dynamics era um péssimo negócio para o jogo dos Vingadores da Marvel, dada sua falta de experiência com esse tipo de jogo.

Dirigindo-se aos acionistas em um comunicado publicado no relatório anual da empresa, o presidente Yosuke Matsuda disse que a Square Enix precisava aprender com o desempenho “decepcionante” do jogo.

Ele também destacou a importância de combinar estúdios de desenvolvimento com designs de jogos que melhor atendem às suas habilidades e interesses.

A Crystal Dynamics, desenvolvedora do jogo dos Vingadores da Marvel, é mais conhecida como o estúdio responsável pelos jogos single-player da franquia Tomb Raider, e seu próximo projeto é uma colaboração com o Xbox Game Studios em Perfect Dark.

Segundo Matsuda, o título foi um ambicioso projeto no qual eles adotaram o modelo GaaS (Game as a Service, jogo como um serviço em tradução livre).

“Superamos uma variedade de dificuldades inesperadas na fase final do desenvolvimento do jogo, incluindo a necessidade de fazer a transição para o trabalho em casa devido a pandemia. Conseguimos superar esses desafios e lançar o jogo, mas infelizmente ele não teve o sucesso que imaginamos”, disse ele.

Para Matsuda, assumir o modelo GaaS destacou problemas que provavelmente eles enfrentarão em desenvolvimentos de jogos futuros, como a necessidade de selecionar designs de jogos que combinem com os atributos e gostos exclusivos dos estúdios e equipes.

O desempenho de Vingadores da Marvel sofreu parcialmente devido a problemas técnicos presentes no lançamento. Além disso, a falta de conteúdo pós-lançamento, incluindo atrasos nas expansões planejadas e versões de consoles de próxima geração também contribuíram.