O desespero proporcionado por algumas situações em Elden Ring é incomparável. Experimente andar pelas Terras Intermédias à noite e, de repente, ser invadido por um daqueles NPCs aleatórios que aparecem de vez em quando por lá. É simplesmente desesperador. Ainda mais quando você sabe, depois de tomar uma porrada, que não está pronto para o desafio.

Quando pensamos em jogos de terror, obviamente, algumas franquias clássicas nos vêm à mente. Resident Evil, Silent Hill, Fatal Frame e Dino Crisis, por exemplo. Entretanto, o simples fato de sermos perseguidos por um inimigo muito forte quando a saúde do Maculado está em um estado crítico em Elden Ring é mais assustador do que muitos jogos dessas séries combinados.

Enrico invade o mundo.

Depois do que vivi ao recomeçar Elden Ring do zero com um personagem de uma classe que ainda não domino (Herói), posso dizer tranquilamente que prefiro passar horas sendo perseguido pela Lady Dimitrescu a passar dois minutos tendo de desviar de golpes à noite sem nem saber de que direção os ataques estão vindo.

LEIA MAIS

Evidentemente, a intenção da FromSoftware com Elden Ring não era dar medo nos jogadores, simplesmente, como costuma ser a proposta de tantos jogos de terror. Ainda assim, é difícil dizer que o sentimento de desespero proporcionado por algumas caminhadas simples em Elden Ring não possa ser igualado ao proporcionado pelos jogos de terror.

Enrico sofre um golpe.

Curiosamente, ser invadido por um jogador aleatório real não dá tanto medo assim. Afinal, as habilidades dos jogadores humanos variam muito — e, às vezes, alguns podem até nos fazer dar risada com a absoluta falta de noção em relação ao que estão fazendo.

Já os personagens controlados pela máquina sabem muito bem o que fazer. Logo, trombar com um deles à noite, sem qualquer sinal de vida por perto, em uma área na qual não temos muito espaço para fugir, pode ser uma experiência única de tão amedrontadora. Ainda mais quando podemos perder todas aquelas Runas conquistadas com esforço.

Elden Ring está disponível para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.