Como em tantos outros jogos da From Software, Elden Ring permite que o jogador escolha uma classe antes de adentrar as Terras Intermédias. Ao todo, o game conta com 10 opções — e, nesta matéria, você descobrirá exatamente quais são os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

LEIA MAIS

As classes foram listas por ordem alfabética, portanto, não pense que existe uma noção de dificuldade crescente conforme os nomes aparecem ou algo do tipo. Aliás, se você quer saber logo de cara, o jogo é ligeiramente mais fácil para quem joga de Astrólogo e bem mais difícil para quem escolhe começar como Miserável.

Elden Ring inclui oito tipos de atributo principais:

  • Vitalidade (saúde, basicamente)
  • Mente (quantidade de PF, que é a mana do jogo)
  • Tenacidade (barra de vigor)
  • Força (armas pesadas, capacidade de dano e tudo mais)
  • Destreza (capacidade de usar armas avançadas)
  • Inteligência (necessária para Feitiços Pedrilhantes)
  • (necessária para encantamentos sagrados)
  • Arcano (melhora descoberta, defesa sagrada e vitalidade)

Astrólogo

Astrólogo na seleção de personagem.

O mais próximo do que seria um mago "clássico" em Elden Ring é o Astrólogo. Com altos níveis de Inteligência e Mente, ataques mágicos causam muito mais dano e podem ser utilizados muito mais vezes.

Quanto mais o jogador investir em Inteligência, maior será o nível mágico do personagem. Quanto maior for o investimento em Mente, mais mana teremos para gastar.

As fraquezas, obviamente, acabam sendo capacidades físicas — e, surpreendentemente, Fé. A força física do Astrólogo é bem baixa, assim como a saúde não fica tão acima. Bom, melhor isso do que um personagem invencível cheio de ataques de longo alcance. Né?

FromSoftware/The Enemy.

Bandido

Bandido na seleção de personagem.

É meio complexo jogar como Bandido se você não está acostumado com a fórmula souls. Aliás, mesmo se você estiver, porque a furtividade de Elden Ring não é, exatamente, primorosa.

Com alto nível Arcano e de Destreza, você pode usar armas nas duas mãos, por exemplo, talvez alternando entre feitiços e ataques físicos, mas a capacidade de dano real em ambos os casos é meio limitada. Pelo menos a capacidade de descoberta é boa, se isso lhe interessa.

O visual do personagem, entretanto, é maravilhoso. Então, se for por estilo, apenas siga em frente. Por outro lado, na hora do combate, você talvez tenha opções mais amigáveis em outras classes.

FromSoftware/The Enemy.

Confessor

Confessor na seleção de classe.

Com altos índices de Fé, Mente, Força e Destreza, o Confessor é uma boa alternativa para quem simplesmente quer ter alguma liberdade para transitar entre diferentes builds, tendo nível moderado de saúde e um Nível base decente.

Como no caso do Bandido, você dificilmente não encontrará uma opção melhor, com algumas inclinações mais evidentes em termos de quais atributos valem um investimento. Ainda assim, estamos falando de um personagem intermediário válido.

FromSoftware/The Enemy.

Guerreiro

Guerreiro na seleção de classe.

Quando maior a Destreza, mais habilidade nosso personagem tem com armas. Se você é ofensivo e gosta de botar pressão nos inimigos, essa é a opção ideal.

Tanto Vitalidade quanto Tenacidade estão em níveis adequados para um personagem ofensivo. Além disso, o alto índice de Mente permite que você use feitiços de cura, por exemplo, com alguma frequência.

A menos que você goste muito de usar magia ofensiva, o Guerreiro é sólido para praticamente qualquer estilo de jogo.

FromSoftware/The Enemy.

Herói

Herói na seleção de personagem.

Os fãs de brutamontes estarão bem servidos com o Herói. Aqui, Força é tudo o que conta. Tanto que, logo no início, o jogador já tera 16 pontos nesse atributo, o que é muita coisa.

A Vitalidade também é bem elevada. Estamos falando de um personagem capaz de causar muito dano e até receber quantidades consideráveis de ataques.

Em termos de magia, é óbvio que o Herói acaba perdendo bastante. Então, tenha em mente que você praticamente não usará feitiço algum se escolher esse caminho.

FromSoftware/The Enemy.

Miserável

Miserável na seleção de classe.

Se Elden Ring tivesse um mundo super difícil, com certeza o personagem seria Miserável.

Começando no nível 1 e possuindo 10 em todos os atributos, o Miserável pode passar a ideia de uma classe equilibrada, mas é aquilo: quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada.

Obviamente, existe uma vantagem nesse equilíbrio inicial: você pode transformar o personagem em absolutamente qualquer coisa, já que todos os atributos estão igualmente distribuídos.

Mas o começo será doloroso.

FromSoftware/The Enemy.

Prisioneiro

Prisioneiro na seleção de classe.

Exceto por Fé e Arcano, o Prisioneiro conta com atributos razoáveis, de forma geral. O destaque fica para Destreza e Inteligência, que indicam domínio sobre armas diferentes e potencial de dano mágico.

O nível, entretanto, é um pouco mais baixo. Começando no 9, é evidente que jogadores levarão mais tempo para evoluir. De qualquer forma, se você não quer escolher uma opção óbvia, vai de Prisioneiro.

FromSoftware/The Enemy.

Profeta

Profeta na seleção de classe.

Com o maior Índice de Fé dentre todas as classes, além de muito mana para gastar graças ao alto índice de Mente, o Profeta é mais uma boa opção para fãs da jogabilidade com magia.

Embora o índice de Inteligência seja baixo, as proezas mágicas que dependem mais de Fé do que Inteligência tornam essa opção absolutamente viável. Além disso, a Força também não é desprezível.

O maior problema aqui é justamente que pode levar um tempo até que os feitiços causem dano o bastante.

FromSoftware/The Enemy.

Samurai

Samurai na seleção de classe.

Obviamente, a capacidade de usar armas avançadas é um dos méritos do Samurai, que também possui uma Tenacidade notável e Vitalidade idem.

De forma geral, essa classe se aproxima do Guerreiro, embora com um pouco menos de destreza. No final das contas, você pode jogar com qualquer uma delas, já que as prioridades são semelhantes.

Se tiver de escolher, talvez seja mais fácil dominar o Guerreiro.

FromSoftware/The Enemy.

Vagabundo

Vagabundo em seleção de classe.

Por fim, temos ele, o Vagabundo. Para pessoas que se preocupam com ter bastante saúde, mas não necessariamente querem o extremo da força bruta, essa classe pode se encaixar perfeitamente.

Magia, nitidamente, não é um aspecto muito forte desse tipo de personagem. Mas as proezas físicas são boas o bastante.

De qualquer forma, a build do Herói talvez seja mais simples se se otimizar.

FromSoftware/The Enemy.