Na última sexta-feira a Activision revelou as novidades que chegarão em Call of Duty: Warzone e Vanguard que, além de dar destaque para as skins de O Exterminador do Futuro, tinha também uma skin chamada Samoieda Leal para o operador Kim Tae Young. Entretanto, esse novo design é fruto de plágio de um artista chamado Sail Lin.

A notícia foi divulgada originalmente pelo Polygon e, segundo a reportagem, o conceito de um operador-cachorro foi desenvolvido há dois anos. Após Sail Lin fazer as acusações no Twitter, a Raven Sofware retirou todos os indícios da nova skin de seu site e do YouTube.

Saiba mais

Capcom: Processo por uso indevido de imagem chega ao fim
Streamlabs é acusada de plágio por OBS e Lightstream
Atari está processando a Nestlé por plágio em seu comercial de KitKat

“Eu sou o artista original do qual a próxima skin de CoD Vanguard, Samoieda, foi plagiada”, disse o artista no Twitter. “Embora eu também seja um jogador de CoD, estou muito desapontado ao ver meu trabalho sendo plagiado por uma grande empresa como a Activision dessa maneira”.

O artista diz ainda que entrou em contato com a Activision para resolver o problema. “Entrei em contato com a Activision para obter uma explicação e/ou compensação, e espero que a situação seja resolvida em breve. Como artista independente, não posso fazer muito e tenho que falar sobre isso para impedir que coisas como essa aconteçam novamente no futuro”.

Imagem recuperada do operador Saiomeda Leal - Reprodução/Activision

A prova de que Sail Lin seria o artista original da skin foi postada no ArtStation há dois anos e sua descrição diz que seria “O anjo sorridente samoieda. Acho que ela se encaixa para ser um soldado médico”. Sail Lin também tem outros designs de skins como essa, como do Doberman Sniper e de outros animais.

Na manhã desta segunda-feira, Sail Lin voltou ao Twitter para dizer que a Activision entrou em contato e que espera resolver o problema em breve.

Não é a primeira vez que uma grande empresa é acusada de plágio. No ano passado a Capcom foi processada por um monstro de Resident Evil Village e o litígio chegou a um acordo entre o artista e a produtora. Outras empresas como a Sony, Nestlé e Midway também encararam acusações parecidas.

 

extras/capas/call-of-duty-modern-warfare-2.jpg
Call of Duty: Modern Warfare 2
Ver review
  • Lançamento

    28.10.2022

  • Publicadora

    Activision

  • Desenvolvedora

    Infinity Ward

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    Ação/Tiro