Menos de 24h após desligar jogador de League of Legends (LoL) por termo racista utilizado em 2020, a LOUD afastou temporariamente o jogador Thurzin da Noise, equipe de Free Fire emulador da organização, conforme comunicou ao The Enemy na tarde desta quarta-feira (1).

A decisão acontece logo após Thurzin ter feito um comentário nas redes sociais com uma suposta injúria racial contra Moreno, em que chama o jogador de “brabuíno” em referência ao pet presente no jogo. A publicação ocorreu na noite desta terça-feira (31) e foi apagada minutos depois.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno
Publicação de Thurzin em resposta a Moreno no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

LEIA MAIS

Na nota, a LOUD enaltece o histórico positivo de Thurzin desde que o jogador foi contratado pela equipe, acredita que ele não realizou o comentário com a finalidade de cometer uma injúria racial e valoriza o fato de que ele reconheceu o erro logo em seguida. Além disso, a organização revelou dar suporte ao Moreno e ao próprio Thurzin, que terá acompanhamento profissional em relação a conscientização e conduta.

Confira o comunicado da LOUD na íntegra:

"A LOUD rejeita todas as formas de preconceito e discursos de ódio. A ORG se tornou referência mundial pelo seu trabalho de apoio e desenvolvimento a jovens talentos do eSports, oferecendo uma estrutura que contempla não só a evolução técnica das equipes, mas principalmente o amadurecimento profissional de cada indivíduo. Nosso posicionamento sempre será de respeito e transparência com a nossa comunidade e parceiros.

Com a exposição nas redes, ocorrem casos dos quais, no momento da interação, os jovens não compreendem o impacto das mensagens que estão compartilhando. Nesses casos é crucial entender a intenção de cada atitude para determinar os próximos passos enquanto marca.

Esclarecemos que, durante os anos de parceria da LOUD com o jogador Thurzin, o comportamento dele sempre foi de respeito e proximidade. Minutos após o post, o próprio Thurzin reconheceu seu erro e entrou em contato com o atleta para se desculpar. A LOUD, como organização, também estendeu todo suporte ao Moreno.

Embora acreditemos que Thurzin não teve intenção, devemos também levar em consideração o impacto causado. Por isso, neste momento, decidimos focar no acompanhamento profissional do atleta sobre conscientização e conduta, dentro e fora das redes, por isso, o jogador será afastado temporariamente da equipe Noise.

Reforçamos o compromisso de construir uma comunidade na qual todos tenham oportunidades iguais de sucesso. Como ORG, reconhecemos que precisamos trabalhar melhor para eliminar todo e qualquer tipo de preconceito, baseado nisso, já estamos tomando providências para mudar essas atitudes e ações".

Entenda o caso

Por meio do Twitter, Moreno publicou uma imagem em que vence uma partida do modo 4v4 contra quatro jogadores da LOUD. Alguns minutos depois, Thurzin respondeu a publicação com a seguinte frase: "ta se achando é brabuino". O termo "brabuíno" tem ligação com o pet Brabuíno, que é inspirado em um babuíno (espécie de macaco) dentro do jogo.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno
Pet Brabuíno do Free Fire (Foto: Reprodução/Free Fire)

Logo em seguida, o jogador da Noise apagou a resposta e voltou a comentar na publicação de Moreno, mas com a frase "vem agr malandro". Diante da repercussão negativa, Thurzin pediu desculpas no seu perfil do Twitter e revelou ter ficado chateado com a situação, já que, segundo ele, não teve a intenção de ofender.

A situação causou desconforto dentro da comunidade de Free Fire e algumas das principais personalidades do cenário do jogo comentaram a respeito. Entre elas, Delo Amendola e Nobru, fundadores das organizações Tropa e Fluxo, respectivamente, deram suas opiniões sobre o caso.