Garena introduziu, nesta quarta-feira (25), a nova atualização do Free Fire. Além do anúncio da nova personagem baseada na cantora Anitta, o patch chamado de “Redenção: Uni-vos” trouxe novidades importantes ao servidor brasileiro do battle royale, como a nova arma M24, funções inéditas para a Oficina de Criação, balanceamento de mapas no modo Contra Squad e ajustes nas habilidades ativas de alguns personagens, além de melhorias gerais no jogo como um todo.

LEIA MAIS

Confira as notas da atualização “Redenção: Uni-vos” no Free Fire:

Personagens

Wolfrahh

Centro das Atenções:

  • Cada abate resultará em um espectador e a quantidade não será reduzida. Cada novo espectador resultará em: redução do dano ao receber acertos na cabeça em 2/3/4/6/8/10% (máx. 20/22/24/26/28/30%) e aumento do dano ao acertar na cabeça em 2/3/4/6/8/10% (máx. 20/22/24/26/28/30%).

Dimitri

Batida da Cura:

  • [Ajuste] Agora é possível levantar sozinho e mover-se sem perder vida.

D-Boas

Pé de Break:

  • A velocidade de movimento aumenta em 5/7/9/11/13/15% -> 10/12/14/16/18/20% e a precisão aumenta em 20/23/27/32/38/45% ao atirar em movimento.
  • [Ajuste] Otimização do aumento progressivo da velocidade de movimento para diversos tipos de armas.

Configurações de Personagem

Alok

Som na Caixa:

  • Cria uma aura de 5m que aumenta a velocidade de movimento em 10/11/12/13/14/15% e recupera 5 de HP por segundo durante 5/6/7/8/9/10s. Os efeitos não acumulam. Tempo de recarga: 45s -> 70/66/62/58/54/50s.

Skyler

Quebradeira:

  • Dispara uma onda sônica para frente, causando dano a 5 Paredes de Gel dentro de 50/58/67/77/88/100m. Tempo de recarga: 60/58/55/51/46/40s -> 85/80/75/70/65/60s. Cada Parede de Gel atingida resultará em um aumento na velocidade de cura a partir de 4/5/6/7/8/9 pontos. Efeitos de recuperação não acumulam.

Steffie

Abrigo de Tinta:

  • Cria uma área de 4m que bloqueia arremessáveis. Aliados na área restaurarão 10% da durabilidade de armadura a cada segundo. O dano com munição de oponentes será reduzido em 10/12/14/16/18/20%. Dura 10/11/12/13/14/15s. Tempo de recarga: 115/110/105/100/95/90s -> 85/80/75/70/65/60s. Os efeitos não acumulam.

Chrono

Escudo Tunado:

  • Cria um campo de força que bloqueia 800 de dano. Não é possível atacar oponentes de dentro do campo de força. Todos os efeitos duram por 4/4/5/5/6/6s. Tempo de recarga: 180/164/150/138/128/120s -> 160/150/140/130/120/110s.

Kenta

Proteção do Samurai:

  • Cria um escudo frontal de 5m de largura que reduz o dano frontal de armas em 50% -> 65% Dura por  2/3/3,5/4/4,5/5s -> 5s e reinicia quando o usuário dispara um tiro. Tempo de recarga: 210/200/190/180/170/160s -> 120/110/100/90/80/70s.

Xtrema

Dano Radical:

  • Recebe 80HP -> 120 HP de vida temporariamente (diminui ao longo do tempo). Dano a Paredes de Gel e escudos aumenta 80/90/100/110/120/130% -> 100/120/140/160/180/200%. Dura por 15s -> 6s. Tempo de recarga: 150/140/130/120/110/100s.

Evelyn

Entregando o Ouro:

  • Localize inimigos dentro de 50/55/60/65/70/75m que não estejam agachados ou deitados. Dura 5/5,5/6/6,5/7/7,5s -> 5/6/7/8/9/10s. Tempo de recarga: 75/72/69/66/63/60s -> 75/70/65/60/55/50s. A posição dos oponentes é compartilhada com os companheiros.

Wukong

Ilusão:

  • Se transforma em um arbusto com redução de 20% -> 10% da velocidade de movimento por 15s. Tempo de recarga: 200s. A transformação acaba quando Wukong ataca.  O tempo de recarga é zerado quando Wukong acaba com um inimigo.

Misha

Acelerando:

  • A velocidade ao dirigir aumenta em  5/6/7/8/11/15/20% -> 2/3/4/6/8/10%. Enquanto dentro do veículo, será mais difícil te acertarem e o dano é reduzido em 5/8/12/17/23/30% -> 5/6/8/11/15/20%.

Nairi

Aumento do dano a Paredes de Gel

  • “Dada a importância das Paredes de Gel no estilo de jogo do Free Fire, decidimos que a Gel de Aço merece um efeito mais impactante na batalha. Isso significa que além de uma defesa mais consistente, o dano contra os oponentes também será maior”.

Gel de Aço:

  • Paredes de Gel recuperam 20/22/24/26/28/30% de durabilidade a cada 1s ao serem posicionadas. Dano extra de 20/21/22/23/24/25% -> 30/31/32/33/34/35%  ao usar fuzis de assalto contra Paredes de Gel.

Armas e Balanceamento

Nova arma G36

  • Dano base: 88
  • Taxa de disparo: 0,8
  • Cartucho: 15

Ajustes das seguintes armas:

  • FAMAS: Alcance -10%
  • M14: Dano -3%; Alcance -4%
  • M4A1-Z: Taxa de disparo -3%
  • SCAR: Penetração de Armadura +8%
  • GROZA: Penetração de Armadura -8%
  • VSS: Taxa de disparo -10%
  • UMP: Dano mínimo -15%
  • Kar98k: Taxa de disparo -10%
  • Kar98K-I: Tempo da troca de arma 0,4 → 0,6
  • Fuzil de Tratamento: Velocidade de recuperação de superaquecimento +8%; Munição +50%
  • AC80: Taxa de disparo -10%
  • M79: Dano -15%; Alcance de explosão -10%

Mudanças no modo Contra Squad

Ajustes no balanceamento dos mapas

Bermuda

  • Nurek Dam: Novas posições para os contêineres em um dos lados.

Kalahari

  • Porto Seguro: Alteramos horizontalmente uma das áreas de equipamentos para que ambos os lados precisem percorrer a mesma distância.
  • Ruínas: removidas.

Alpine

  • Liberdade: Alteramos duas das áreas de equipamentos para que ambos os lados precisem percorrer a mesma distância.

Armaduras melhoradas

  • É possível atualizar coletes de nvl. 2 para nvl. 3 usando o botão de melhorar.
  • É possível atualizar capacetes de nvl. 2 para nvl. 3 na Loja do Contra Squad.

Mudanças no modo Battle Royale

Melhorias no Airdrop

  • Otimização das luzes nos Airdrops: Quando um Airdrop estiver sendo saqueado, a luz irá desaparecer mesmo que restem alguns itens.
  • Alerta de localização de Airdrops: Quando estiver próximo de um Airdrop em queda, um sinal irá aparecer para apontar o local que ele cairá.
  • Airdrops com itens mais raros terão luzes mais intensas.
  • Airdrops não saqueados terão luzes piscantes.
  • Ajuste na cor do indicador da Máquina de Vendas no Airdrop no minimapa.
  • Luzes piscantes removidas dos Caminhões Monstro.

Efeitos visuais para equipamentos raros

Brilhos com cores diferentes de acordo com a raridade dos itens:

  • Dourado: Armas definitivas de Nível 1
  • Dourado+: Armas definitivas de Nível 2, armas de Airdrops comuns, Chips Definitivos, Capacetes e Coletes Nvl. 4 e Montante de Fichas FF (até 500).
  • Vermelho: Armas definitivas de Nível 3, armas de Airdrops melhoráveis.

Outros ajustes

  • Aumento do tempo da Área de Retorno (de 600s para 620s)
  • Redução do custo de Missão Lista de Alvos e de Drones na Máquina de Vendas de 600 para 400.
  • Mudanças dos itens da Máquina de Vendas:
    • Itens removidos:
      • PLASMA
      • FAMAS
      • M60
      • M4A1
    • Itens adicionados:
      • M24
      • UMP
      • M1014
      • Munição de sniper (apenas 1 cartucho)
  • Quantidade de Kits Médicos aumentada em 15%
  • Redução de 10% no tempo para erguer a Parede de Gel
  • Versões definitivas da VSS e da Kar98k não irão aparecer no chão do mapa
  • Carga Extra não aparecerá no chão do mapa e estará disponível apenas em Airdrops e Máquinas de Vendas de Airdrops
  • Mudança das armas gratuitas na Máquina de Vendas de Aidrops para M14 e MP5
  • Ajuste do dano recebido fora da Zona Segura:
    • O dano causado pela primeira redução da Zona Segura aumentará até 3 depois da exposição por 170 segundos;
    • O dano causado pela segunda redução da Zona Segura aumentará até 6 depois da exposição por 270 segundos;
    • O dano causado pela terceira redução da Zona Segura aumentará de 4 até 12 depois da exposição por 360 segundos (o aumento gradual do dano será mais lento que antes);
    • O dano causado pela quarta redução da Zona Segura aumentará de 8 até 24 depois da exposição por 20 segundos (o aumento gradual do dano será mais lento que antes); 
    • O tempo exposto ao gás venenoso não atualiza quando a Zona Segura reduz uma vez mais.

Oficina de Criação

Mapas da oficina e Editor de modos em Free Fire

  • Disponível imediatamente após a atualização.

Ilha da Vitória

  • Ao editar o cenário do mapa, selecione ou a Ilha da Vitória ou o Local de Origem.
  • Mapa 100 x 100 disponível para Local de Origem.
  • Mapa 50 x 50 disponível para Ilha da Vitória.

Item interativo - Onda de Zumbis

  • Coloque uma Onda de Zumbis no mapa.

O item permite as seguintes configurações:

  • Quantidade de zumbis por onda;
  • Intervalo entre ondas;
  • Número total de ondas;
  • Tipos de zumbis;
  • Propriedades dos zumbis (vida, defesa, velocidade de movimento, distância para encontrar oponentes).

Item interativo - Torre

  • Não é possível mover as torres depois de colcoadas.

O item permite as seguintes configurações:

  • Vida;
  • Dano;
  • Defesa;
  • Intervalo de ataque;
  • Verificar distância do oponente.

Melhorias na experiência de criadores

  • Funções de baixar, enviar e compartilhar movidas para a Prancheta;
  • Entrada original para enviar projetos no Editor de Mapas deletada;
  • Opções de edição e compartilhamento condensadas em uma visualização de estado de compartilhamento do mapa;
  • Prancheta adicionada à interface com as seguintes funções:
    • Criar novo projeto;
    • Editar projeto existente;
    • Compartilhar projeto;
    • Deixar de compartilhar projeto;
    • Deletar projeto.

Otimização do sistema ranqueado

Atualizações nas recompensas de patente:

  • Skins de arma épicas por tempo limitado para as patentes Platina e Diamante;
  • Emotes especiais para as patentes Mestre e Elite do Battle Royale e do Contra Squad;
  • Trajes especiais na Loja de Troca a cada atualização;
  • Agora as recompensas de temporada e por subir de patente estão no mesmo lugar e podem ser conseguidas ao jogar determinada quantidade de partidas.

Novidades no sistema ranqueado:

  • Nova interface;
  • Novas animações ao subir de patente;
  • Um brasão novinho em folho para a patente Elite;
  • Informações de patente mais visíveis no lobby.

Ajustes no Battle Royale Ranqueado:

  • A patente Mestre terá de 1 a 5 estrelas para indicar o progresso na patente;
  • Os Desafios Diários terão 3 desafios específicos para o BR Ranqueado.

Outras otimizações

  • Melhorias na experiência de uso na interface de denúncias;
  • Melhorias na opção de coletar recompensas individuais de guilda;
  • Melhorias na lista de pedidos de amizade;
  • Notificação de equipe lotada otimizada;
  • Opção de replay otimizada para comportar os modos Esquadrão Antibombas e Gladiadores FF;
  • Localização do botão de configuração adicionada entre os itens customizáveis do HUD;
  • Observatório de Credibilidade atualizado para incluir os modos Esquadrão Antibombas e Gladiadores FF ranqueados;
  • Mensagem rápida de “Agradeço” adicionada para quando levantarem o jogador;
  • Mensagem rápida de “Agradeço” adicionada para quando comprarem o que o jogador pediu a Loja do CS;
  • Mensagem rápida de “Agradeço” adicionada para quando marcarem um item que o jogador coletou;
  • Dedução de pontos de credibilidade otimizada para diferir de acordo com a patente;
  • Pontos de proteção extras no CS Ranqueado quando um companheiro abandonar a partida;
  • Melhoria do visual de curtidas em partida.