E3 2021   Xbox   Playstation   Nintendo   Pc

Elden Ring, Metroid Prime 4 e mais: os sumidos da E3

Quem sabe veremos retornos triunfais?

Por Victor Ferreira 05.06.2021 15H13

Hoje em dia, quando fazem anúncios em feiras como a E3, desenvolvedoras e publishers têm bastante cuidado sobre o que (e quando) mostrar seus futuros projetos, e mesmo que aconteçam certos contratempos - como atrasos, por exemplo - são raros os jogos que simplesmente desaparecem.

Mas isso não quer dizer que ainda não aconteça.

Por isso, separamos alguns jogos que podem ser considerados os "sumidos" da E3, que foram mostrados e até ganharam destaque em alguma edição da feira, mas desde então pouco ou nada se ouviu falar deles.

Além disso, também contamos com uma menção honrosa.

 

Elden Ring

Elden Ring foi anunciado há bem menos tempo do que alguns exemplos desta lista, mas ele merece um destaque especial graças ao impacto de sua revelação e expectativa, combinada com as poucas informações que surgiram desde então.

Revelado oficialmente na conferência de Xbox na E3 2019, Elden Ring reúne os talentos da From Software e o diretor Hidetaka Miyazaki, de Darks Souls e Bloodborne, junto do aclamado autor George R. R. Martin, de As Crônicas de Gelo e Fogo.

E desde o trailer inicial, as maiores informações que tivemos do jogo vieram de vídeos vazadas de alguns meses atrás.

Quais as chances de vermos o jogo nesta edição na E3? Bom, rumores apontam que ele não estará no evento de Xbox e Bethesda, o que em teoria reduz significativamente a possibilidade de vermos algo novo de Elden Ring.

... Mas, agora temos novas conversas de que o jogo será mostrado na abertura do Summer Game Fest, em 10 de junho. E a Bandai Namco tem sua própria apresentação na E3, o que dá mais uma chance do jogo ser exibido.

Skull & Bones

Após o sucesso de Assassin's Creed IV: Black Flag e suas batalhas navais, a Ubisoft decidiu criar uma nova propriedade intelectual totalmente inspirada na era de ouro da pirataria, e deste conceito surgiu Skull & Bones.

Revelado na E3 2017 e desenvolvido pela Ubisoft Singapore, o game promete tanto uma aventura singleplayer quanto em batalhas multiplayer entre diferentes equipes.

... Pelo menos esta era a ideia original, já que após diversos adiamentos e simplesmente desaparecer dos palcos da publisher após a E3 2018, é difícil saber em que pé está o jogo, além de relatos de um reboot interno e a adoção de um modelo de jogo como serviço.

De qualquer forma, o jogo só deve ser lançado após março de 2022, por isso as chances de vermos o novo Skull & Bones na E3 2021 parecem bem remotas.

Beyond Good & Evil 2

Outro jogo da Ubisoft!

A este ponto o primeiro Beyond Good & Evil está próximo de completar 18 anos, e ainda é difícil de prever quando sua sequência será lançada - ou mesmo qual é o seu conceito básico.

A sequência do clássico cult de 2003 parece ter passado por diversas iterações e conceitos nestes quase 20 anos, desde seu teaser trailer original em 2008 (!), seu sumiço por quase uma década até um retorno triunfal na conferência da Ubi em 2017.

O jogo apareceu de novo em 2018, e recebeu algumas informações extras até outubro de 2019, quando as informações secaram novamente.

Não ajuda que, em 2020, o diretor do jogo original e da sequência, Michel Ancel, deixou a Ubisoft logo antes de ser denunciado por abuso no ambiente de trabalho (apenas uma de várias acusações contra chefias na publisher francesa).

Por isso, é difícil saber em que pé está o processo de desenvolvimento ou mesmo a previsão de lançamento de Beyond Good & Evil 2, e a presença dele na E3 ainda é uma incógnita

Babylon's Fall

Finalmente, um jogo que conta com boas notícias!

Babylon's Fall é mais novo jogo criado da parceria entre a Square Enix e a Platinum Games, que no passado nos deu o excelente NieR: Automata.

O game foi anunciado na conferência da publisher na E3 2017, e a única grande outra fonte de informação sobre o projeto foi um trailer de 2019 mostrando mais de seu combate.

... Mas, a Square Enix já confirmou que Babylon's Fall será um dos jogos a ser mostrados em sua apresentação especial na E3 2021.

Quem sabe não veremos até uma previsão de lançamento próxima para o jogo?

Metroid Prime 4

Anunciado em 2017 no Nintendo Direct especial da E3 daquele ano, Metroid Prime 4 encontrou alguns percalços em seu desenvolvimento, ao ponto de ter que ser "rebootado" internamente e passar para as mãos do Retro Studios, responsável pela trilogia original.

Sendo assim, desde 2019 quando surgiu o anúncio desta retomada de desenvolvimento, não se ouve muito oficialmente sobre o jogo.

Como a Nintendo já confirmou o Direct para 15 de junho, a esperança é de que ao menos vejamos um pouco dele - e quem sabe, embora improvável, uma previsão de lançamento.

Menção honrosa: Bayonetta 3

Segundo jogo da Platinum Games nesta lista, Bayonetta 3 não é tecnicamente um "sumido da E3", por nunca ter sido mostrado na E3.

O game na verdade foi revelado na edição de 2017 do The Game Awards, e pouco se viu dele desde então além de declarações de que o desenvolvimento do jogo segue vivo.

Tal qual Metroid Prime 4, este é um dos jogos prometidos no ano inicial do Nintendo Switch que ainda não chegou às lojas, e por isso a expectativa é que, cedo ou tarde, o vejamos em ação.

E, por que não sonhar uma demonstração no próximo Direct?