Todd Howard, diretor da Bethesda, reconhece que a distância entre The Elder Scrolls VI e The Elder Scrolls V: Skyrim não é ideal. Contudo, na avaliação dele, o lançamento de Starfield era mais urgente, portanto, o "risco", se é que podemos chamar assim, acaba valendo a pena mais do que simplesmente acelerar o lançamento do novo TES.

"Quando olho para The Elder Scrolls como uma franquia, me pergunto: 'é sauvável? Está funcionando?' Sim", disse em entrevista ao IGN. "Você planejaria ter o tipo de distância que temos entre Skyrim e a sequência? Não posso dizer que isso é bom. Eu gostaria de poder mexer uma varinha e apenas lançar o jogo que queremos fazer, obviamente. Mas há outras coisas que queremos fazer."

"Há muito tempo, queríamos fazer algo diferente e brincar com um novo universo. Se não fosse agora, quando seria? Sentíamos que, se não fizéssemos, o 'quando' poderia ser nunca. Então, nos sentíamos muito bem com onde The Elder Scrolls estava, enquanto franquia, principalmente com The Elder Scrolls Online, e era hora de fazer Starfield."

Nas palavras de Howard, há pelo menos um aspecto positivo para a distância entre Skyrim e The Elder Scrolls VI. Afinal, como há tempo para trabalhar no novo game, o espaço para que se trabalhe com criatividade é muito maior. Se a janela fosse mais apertada, talvez a equipe se cansasse muito mais rápido. Ainda mais considerando que cada The Elder Scrolls costuma ser um verdadeiro recomeço em vez de uma simples continuação.

Para mais sobre jogos da Bethesda, confira como Starfield será, de acordo com o próprio Todd Howard, uma espécie de Skyrim no espaço. O jogo será lançado em 11 de novembro de 2022 para Xbox Series e PC.