O Google disponibilizou nesta quarta-feira (16) o serviço de jogos por streaming via nuvem Stadia oficialmente para a plataforma iOS, de iPhones e iPads, em versão beta.

Assim como outros serviços de streaming de jogos, o Stadia chega ao ecossistema da Apple através do navegador Safari, uma espécie de "gambiarra" para burlar regras da App Store que impedem que serviços dos tipo sejam distribuídos através da loja de aplicativos.

O serviço estará disponível em sua modalidade gratuita, que exige apenas uma conta do Google, e através do Stadia Pro. Vale ressaltar, no entanto, que o Stadia ainda não está disponível no Brasil.

A estratégia do Google para lançar o Stadia no iOS é similar aos planos da Microsoft para disponibilizar o xCloud na plataforma a partir de 2021. Em novembro, a Nvidia também fez o mesmo para lançar um web app do serviço GeForce Now no iOS.

Em agosto, a Apple afirmou que aplicativos como Stadia e o xCloud não poderiam ser distribuídos através da App Store, citando suas restrições para serviços de streaming para o iPhone e o iPad.

Em setembro, no entanto, a empresa afrouxou as restrições e afirmou que permitiria que empresas usassem um app de "catálogo" para os serviços de streaming, mas que deveriam subir cada um dos jogos que seriam disponibilizados individualmente na App Store.

A reação dos provedores de serviço não foi exatamente positiva – a Microsoft, por exemplo, considerou que isso criaria uma "experiência ruim" para consumidores, e optou por um aplicativo web.

O lançamento do Stadia no iOS acontece próximo à chegada de Cyberpunk 2077, um dos principais títulos do ano e que desembarcou em consoles e PC na última quinta-feira (10). Ao que tudo indica, a experiência do jogo no serviço de streaming não tem sofrido com o desempenho de Cyberpunk em consoles da geração atual.

O serviço estava oferecendo um bundle com controles do Stadia e um Chromecast Ultra para todos que fizessem a pré-compra de Cyberpunk 2077 no serviço, mas acabou tendo que cancelar a promoção devido à alta demanda.