A Apple revelou nesta sexta-feira (11) uma série de ajustes aos termos da App Store que esclarecem como alguns serviços e aplicativos podem ser oferecidos através da plataforma – incluindo serviços de streaming de jogos, como o Google Stadia e o xCloud, da Microsoft.

As mudanças são motivadas pela chegada da nova versão do sistema operacional móvel da empresa, o iOS 14, e engloba também termos sobre novas tecnologias que estarão disponíveis para dispositivos da companhia, como widgets e os chamados App Clips.

O destaque, no entanto, fica por conta da permissão que aplicativos de streaming de jogos terão para operar dentro do iOS, ainda que uma série de restrições se apliquem.

As regras estabelecem que esses serviços poderão ser disponibilizados no iOS desde que sejam distribuídos a partir de um aplicativo listado na App Store. Todos os jogos oferecidos pelos serviços também precisarão ser aprovados um a um pela Apple, e listados na App Store individualmente.

Segundo a empresa, as listagens individuais têm como objetivo permitir que a Apple analise se cada um dos jogos respeita as diretrizes e termos de uso da App Store, assim como dar aos consumidores a opção de avaliar títulos individualmente e gerenciá-los com ferramentas de controle parental.

Os serviços também não poderão limitar o download destes jogos a assinantes – o que significa que os jogos deverão poder ser baixados por todos. É permitido, no entanto, que a versão para não-assinantes seja apenas uma experiência "introdutória", como uma demo grátis.

Os serviços também poderão oferecer um app de "catálogo", que faça a listagem de todos os jogos disponíveis na plataforma, e a partir do qual jogadores podem acessar games individualmente.

Na prática, isso significa que empresas como a Microsoft ou o Google não podem construir um único app abrangente para o xCloud ou Stadia que dê acesso a todos os jogos, o que coloca complicações no caminho das empresa, mas, tecnicamente, abre a App Store para introdução deste serviços.

Além das regras para serviços de streaming de jogos, a Apple estabelece ainda novas permissões para apps que não oferecem compras dentro do app, incluindo apps grátis para serviços que são pagos fora do ecossistema da Apple.

As diretrizes passam a valer a partir de hoje, mas a Apple diz que trabalhará em conjunto com produtores de conteúdo e desenvolvedores para que os ajustes necessários sejam realizados da melhor forma possível.