Lançado em novembro de 2019, o Stadia, servido de jogos por streaming do Google, será encerrado em 18 janeiro de 2023. A informação foi divulgada por Phil Harrison no site oficial do Stadia.

Quando encerrar suas atividades, o Stadia completará três anos e dois meses de existência e 94 jogos lançados para a plataforma. O Stadia não chegou a ser lançado no Brasil. mas os usuários de outros países que compraram jogos, controles e assinatura serão reembolsados.

Saiba mais

Divulgação

 

Apesar do Google ser um dos principais nomes da computação em nuvem, e de sua tecnologia em cloud gaming ser elogiada, o serviço simplesmente não decolou.

“Há alguns anos, lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem da Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída em uma forte base tecnológica, ela não ganhou a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia”, diz Harrison na postagem.

Harrison também diz que a tecnologia desenvolvida no Stadia poderá ser aplicada em outras áreas do Google como YouTube, Play Store e no desenvolvimento de Realidade Aumentada. 

No site de ajuda do Stadia existe uma seção para tirar dúvidas sobre o desligamento do serviço e entre as respostas, a empresa diz que não pode garantir que o progresso dos jogos poderão ser levados para outras plataformas e que depende exclusivamente se o título em questão tem crossplay ou não.

Os rumores sobre o fim do Stadia começaram a circular em 2021, quando diversos estúdios foram fechados e diversos líderes deixaram o projeto. Na época, o Google declarou que o serviço continuava sendo de grande interesse para a companhia e que tinha “muitos jogos em desenvolvimento e suporte de produtoras”.

Stadia agora se une aos outros 273 produtos que o Google deixou de dar suporte ao longo de sua existência. A lista conta com Hangouts, Chrome Apps, Cardboard e Game Builder. Existe um site que lista todos os serviços encerrados pela empresa, o Google Graveyard (cemitério, em inglês)


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.