Jogar toda a história de Grand Theft Auto V novamente, oito anos após o lançamento, é uma boa maneira de apurar o olhar para quando as versões de PS5 e Xbox Series chegarem. Mais do que isso: é uma oportunidade excelente para prestar atenção naquilo que esquecemos ou sequer vimos nas outras vezes que jogamos.

MAIS SOBRE GTA V

Em uma das muitas missões de GTA 5, Franklin conhece um homem chamado Dominic Beasley, um NPC viciado em adrenalina que nos convida para uma sequência de atividades completamente aleatória — pular de paraquedas e, em seguida, apostar uma corrida de bicicleta descendo a montanha.

Franklin e Dom em GTA 5.

Dominic Beasley e Franklin.

Na primeira vez que o encontramos, quem nos guia até Dom é uma entidade misteriosa: o famoso cachorro fantasma sem nome, um labrador retriever simpático que, por meio de latidos, consegue se comunicar com Franklin como se fosse um ser humano.

Depois de levar Franklin até Dominic, e dizer coisas um tanto inusitadas para um cachorro guardião, o fantasma canino desaparece. O próprio Dom, após ser salvo por Franklin, diz que não viu cachorro algum, o que indica que apenas o protagonista consegue enxergar essa criatura mística.

Cachorro fantasma e Franklin.

O fantasma mais fofo de GTA.

Por que Franklin? Bom, provavelmente, nosso amigo fantasma sabe que o personagem cuida muito bem de cachorros. Afinal, Chop é um coadjuvante importante da jornada de Franklin. Isso talvez baste para qualificá-lo como digno da atenção desse anjo da guarda de quatro patas, que salvou a vida de Dom nos pedindo para ajudá-lo.

O mais intrigante, entretanto, não é a escolha de Franklin como o humano ideal para cumprir as tarefas que surgem. O que ninguém sabe dizer com precisão é: quem é o cachorro fantasma? De onde ele veio? Por que ele se preocupa com as pessoas, mesmo quando acha que elas são "meio otárias"? Será que ele tinha uma família? Então...

Família feliz em GTA 5.

Seria essa a versão viva do cachorro fantasma? 

A imagem acima está disponível no site www.accept-the-chaos.com, que pode ser acessado pelo celular de GTA 5. Nela, vemos uma família composta por pai, mãe, filho, filha e cachorro. Embora não existam informações disponíveis sobre esses personagens, algo trágico acontece quando clicamos na opção "click to play god" ("clique para brincar de Deus", em tradução livre).

Sim. Na tela seguinte, descobrimos que a família inteira morreu. Ninguém sabe quando, mas todos sabem como: eles estavam viajando de carro e bateram, o que fez com que todos fossem desmembrados e perdessem as próprias vidas no local... Inclusive o inocente cachorrinho, que estava com eles.

Família morta em GTA 5.

O cachorro está à esquerda, lá na ponta.

Como você pode ver na imagem acima, o cachorro que morreu era da mesma raça que o cachorro fantasma. E, apesar de não sabermos muito sobre a família da foto, parece que o cachorrinho era feliz. Então, talvez o espírito dele tenha escolhido permanecer na Terra para ajudar pessoas em perigo.

Aliás, quando encontramos o cachorro pela primeira vez, ele está em uma região relativamente afastada da cidade, na qual existem muitas árvores. Um lugar que poderia muito bem ser próximo ao mesmo no qual a família morreu, sabe-se lá quantos anos antes. Ou, quem sabe, o cachorro pode ter simplesmente escolhido ambientes em que existia mais natureza.

Cachorro falando com Franklin.

Nunca o esqueceremos, cachorro fantasma.

Presente no jogo desde sempre, o cachorro fantasma continua sendo um mistério de GTA 5. Para encontrá-lo, basta estar atento às missões de interrogação do Franklin. Se você tiver uma teoria própria sobre quem é esse cachorro, nos diga nos comentários. Afinal, Michael também tem um cachorro que ninguém sabe onde foi parar... Será que é ele o cachorrinho que Franklin encontrou?