Ganhar dinheiro é fundamental em qualquer jogo da série Grand Theft Auto. No final das contas, o que os protagonistas da franquia da Rockstar buscam é sucesso financeiro. Afinal, como sabemos, dinheiro é poder.

Jogadores também precisam ter uma graninha por questões práticas: a menos que você esteja disposto a usar códigos, a maneira mais simples de garantir a própria segurança e obter sucesso nas missões é comprando armas e um colete à prova de balas.

Trio principal de GTA V.

Quando pensamos em GTA 5, o que não falta são opções. Além das missões da história renderem uma grana absurda de vez em quando, as missões de assassinato do Lester são excelentes para aumentar ainda mais nosso patrimônio.

Outros truques importantes incluem comprar e vender ações na hora certa, assaltar pessoas que acabaram de sacar dinheiro e... Comprar propriedades. Sim, da mesma forma que você fazia lá em GTA: San Andreas. Contudo, o retorno por esses investimentos extremamente caros não é tão grande quanto você pode imaginar, a não ser no longo prazo.

Loja de maconha em GTA 5.

Os preços das propriedades de GTA 5 são absurdamente altos. Se você juntar bastante dinheiro por meio das missões, com certeza conseguirá comprar algumas das mais caras empresas do jogo e terá um retorno semanal decente. Entretanto, jogadores que investem nas propriedades menores, que custam entre 100 e 500 mil GTA$ tendem a sentir certa frustração no início, porque o rendimento semanal, às vezes, não chega a 10 mil GTA$.

Tudo é uma questão de saber investir, obviamente. Tanto no game quanto na vida real, o jogador está sujeito aos próprios erros. De qualquer forma, é meio triste quando você compra algo e sente que seria melhor ter poupado, simplesmente, para comprar armas ou seja lá o que for, sem adquirir quaisquer propriedades.

Lojas em GTA 5.

Não bastasse a questão do baixo retorno de propriedades mais baratas, algumas dessas empresas oferecem missões que, apesar de divertidas para alguns jogadores, tendem a nos tirar do caminho quando estamos nos dirigindo até outro lugar para realizar atividades mais importante ou desejáveis naquele momento. Mesmo que pular essas missões extras não afete a renda da propriedade, fica aquele gosto ruim de ter deixado algo passar.

Recentemente, voltei a jogar GTA: San Andreas. O objetivo é jogar toda a história, algo que está me fazendo lembrar de inúmeras coisas. No jogo de PS2, as propriedades do jogador rendem, no máximo, GTA$10 mil. E adquirir as mais lucrativas pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece.

De qualquer forma, estabelecimentos menores rendem algo entre 2 mil e 5 mil, sendo que você pode tanto resgatar frações desses valores ao passar na frente das lojas quanto esperar para sacar tudo.

Casa em GTA: San Andreas.

Além das armas, GTA: San Andreas oferece uma grande quantidade de casas que podemos comprar. Mais do que GTA 5, inclusive. Essas casas são nossos pontos de salvamento, como você provavelmente já sabe, e custam, em média, de 10 a 30 mil GTA$. Existem exceções que batem na casa dos 50 ou mesmo 120 mil, mas está longe de ser algo impossível de alcançar.

Pensando na quantidade de casas e na importância delas para que o jogador tenha pontos de salvamento distribuídos em todo o mapa de GTA: San Andreas, o dinheiro oferecido pelas propriedades é o bastante. Ainda mais quando somamos a renda de diferentes estabelecimentos.

No caso de GTA 5, costumamos gastar mais em veículos, roupas e armas do que casas, de fato, a não ser no online. Então, a renda oferecida pelas propriedades também é relativamente satisfatória, mas talvez pudesse ser um pouco maior... Ou eu que sou um péssimo investidor no offline.