A lua é fundamental para que o planeta Terra funcione da maneira como estamos acostumados. Naturalmente, jogos nos quais podemos enxergar o céu à noite costumam trazer as próprias versões do nosso satélite natural, incluindo GTA 5. Inclusive, a Rockstar criou todo um sistema apenas para que a lua funcionasse de maneira mais realista no game.

Qualquer jogador que observar o céu atentamente enquanto joga GTA 5 perceberá que todas as fases da lua estão presentes no jogo.

Lua minguante em GTA 5.

Em vez de fazer com que existissem apenas quatro fases perfeitas alternadas a cada sete dias, a Rockstar incluiu não só as Luas Nova, Minguante, Crescente e Cheia como também transições graduais entre elas.

Se você colocar o personagem para dormir três vezes, começando em uma noite e terminando na outra, perceberá que a forma da lua terá mudado um pouco, em uma velocidade que quase se aproxima da que acompanhamos no mundo real.

Lua cheia em GTA 5.

Aliás, se você olhar para a lua de perto, com uma sniper, poderá ver o satélite se movimentando junto com as nuvens.

Na imagem abaixo, por exemplo, esperei exatos dois minutos olhando exatamente na mesma direção. Durante esse tempo, pude observar a lua se deslocando lentamente para a esquerda, até que alcançasse o poste que usei como ponto de referência.

Antes e depois da lua.

Nada disso é algo que vá mudar a experiência de jogo de cada um, obviamente, mas é mais um detalhe que a Rockstar não deixou passar batido.

Honestamente, enquanto pensava nesta matéria, eu pretendia falar apenas sobre como as luas de GTA costumam ser enormes. A de GTA: San Andreas, por exemplo, era absolutamente gigante — e a de GTA 5 é só um pouco menor.

Lua gigante em San Andreas.

Bom, acabei descobrindo que a Rockstar presta muito mais atenção à lua do que eu sequer imaginava. Que outros detalhes descobriremos olhando para o céu nesse jogo?