Em fevereiro de 2020, uma notícia surpreendeu todos os que acompanhavam de perto a indústria dos jogos: Dan Houser deixaria a Rockstar no mês seguinte. Não havia um motivo específico para a saída do lendário roteirista e produtor das séries Grand Theft Auto e Red Dead. Ele simplesmente estava indo embora — e, depois, abriu o próprio estúdio.

Imediatamente, fãs de GTA começaram a se perguntar o que isso significava para o quase certo GTA 6, que deve ser lançado um dia. Até então, Dan Houser havia participado como roteirista e/ou produtor nos maiores títulos da empresa: GTA III (2001), GTA: Vice City (2002), GTA: San Andreas (2004), Bully (2006), GTA IV (2008), Red Dead Redemption (2010), L.A. Noire (2011), GTA V (2013) e Red Dead Redemption 2 (2018), por exemplo.

Protagonistas de GTA V.

Recentemente, um dos fundadores da Rockstar Games, Jamie King, concedeu uma entrevista em que disse achar provável que o próximo GTA seja bem diferente do quinto jogo numerado da série. Isso porque, com a saída de Dan Houser, existia uma tendência de que a série seguisse por outro caminho, que talvez não fosse tão satírico ou simplesmente engraçado quanto títulos anteriores.

A verdade é que pouco se sabe a respeito do tão esperado GTA 6. No entanto, se olharmos para o primeiro grande projeto da Rockstar que sucedeu a saída de Dan Houser, encontraremos um grande fracasso: Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition, a coletânea com as novas versões de GTA III, Vice City e San Andreas.

CJ saindo de casa em GTA: San Andreas.

Pode até ser cedo para dizer que a saída de Dan Houser definitivamente prejudicou a Rockstar. Contudo, nunca antes na história da empresa a resposta do público havia sido tão negativa em relação à qualidade de um jogo da série GTA. Pior: estamos falando de três jogos que sempre foram extremamente amados. É necessário muito esforço para fazer com que jogadores reclamem de uma nova versão de GTA: San Andreas, né?

Talvez, quando GTA 6 for lançado, o mundo todo seja surpreendido com uma aventura de nível tão alto quanto todas aquelas que acompanhamos nos últimos anos. Entretanto, isso parece consideravelmente improvável. Após anos de absoluta estabilidade, a Rockstar começa a despertar certa apreensão nos jogadores, que foram surpreendidos, recentemente, com uma bomba.

Trio principal de GTA V.

Se o próximo jogo da série principal de GTA for situado em um mapa que não vemos há bastante tempo, jogadores serão levados de volta à saudosa Vice City. Caso a empresa saiba se aproveitar dos aspectos oitentistas que tanto fazem sucesso em inúmeros tipos de mídia, GTA 6 pode acabar nos fazendo esquecer dessa trilogia recente.

Contudo, até lá, fica apenas o medo de que GTA deixe de ser, em breve, uma franquia de tanto valor quanto é hoje.