Netflix e Take-Two Interactive fecharam um acordo para transformar BioShock em filme. Por enquanto, não há informações sobre data de estreia ou mesmo roteiristas, portanto, não há como saber se devemos esperar por algo fiel aos jogos ou não. Contudo, sabemos que a produção é real.

A informação foi divulgada pelo The Hollywood Reporter. Na descrição da matéria, consta que existe a possibilidade desse acordo ter sido fechado para a construção de todo um universo cinematográfico. Vertigo Entertainment e Take-Two servirão como produtoras.

Big Daddy em BioShock.

Lançado em 2007 pela 2K Games, uma subsidiária da Take-Two, o jogo de tiro em primeira pessoa traz uma cidade subaquática em ruínas chamada Rapture. No universo do jogo, Rapture foi construída, originalmente, como um paraíso para o qual apenas as pessoas dignas poderiam ir. Contudo, não demorou até que isso desmoronasse.

O jogo vendeu milhões desde o lançamento inicial e foi sucedido por duas sequências — BioShock 2 e BioShock Infinite — que expandiram o cenário distópico ao combinar ação, ficção científica e terror. Não é raro encontrar esses títulos nas listas de melhores games de todos os tempos.

Elizabeth em BioShock.

Hollywood quis adaptar os jogos quase imediatamente, com um projeto de longa-metragem montado na Universal e o diretor de Piratas do Caribe, Gore Verbinski, colocado no comando. Mas, logo depois, surgiram duas questões que inviabilizariam o projeto pela próxima década: orçamento e classificação para maiores de idade.

Sabemos que adaptações de jogos não são, normalmente, muito boas. Surpreendentemente, a Netflix é justamente a empresa responsável por duas das melhores produções inspiradas em jogos na história: Castlevania e Arcane, séries animadas simplesmente maravilhosas. Resta saber se a gigante do streaming repetirá o feito com um filme live-action, se for mesmo o caso de BioShock.