Cada vez mais séries consagradas dos games têm servido de inspiração para filmes e séries de qualidade, mas sabemos bem que no passado essa era uma realidade bem distante.

Ainda que grifes dos jogos eletrônicos aparecessem com frequência no cinema e televisão, a qualidade era pra lá de questionável.

Com a confiança de que o futuro mantenha a boa qualidade, olhamos para o passado para relembrar alguns dos desenhos animados mais bizarros sobre games que já vimos em nossas telinhas.

Captain N: The Game Master

Talvez uma espécie de Smash Bros. antes de Smash Bros.? Esse desenho reunia personagens de vários games de sucesso do Nintendinho no final dos anos 80.

Um grupo principal com Simon Belmont de Castlevania, Pit de Kid Icarus e Mega Man se alia a Kevin, um garoto do mundo real sugado para a terra dos videogames - e munido de uma NES Zapper como arma.

Dentre os vilões, Captain N trazia figuras como Mother Brain de Metroid, Doctor Wily de Mega Man e até Donkey Kong, na época ainda visto como o gorila malvado dos fliperamas, antes do reboot promovido pela Rare em 1994.

Divulgação

Saturday Supercade

Esta produção da primeira metade dos anos 80 buscou surfar a onda de popularidade de fliperamas de sucesso da época.

Cada episódio trazia pequenos segmentos vagamente inspirados por franquias como Frogger, Pitfall, Donkey Kong (com direito a aparição do Mario e até da sequência, DK Jr.) e Q*bert.

Coloco ênfase no 'vagament inspirados', já que Saturday Supercade trazia surpresas como um Frogger jornalista em busca de histórias malucas sobre seres humanos e Donkey Kong, Mario e Pauline se unindo para investigar crimes.

Divulgação

Sonic Underground

O mascote da Sega já passou por situações das mais esquisitas e tensas nos games, mas parece difícil algo superar o cenário distópico de Sonic Underground.

Aqui, o ouriço azul faz parte da linhagem de uma família real e tem um irmão e uma irmã, Manic e Sonia.

Tem mais! Cada um deles possui um medalhão especial em formato de instrumento musical que serve tanto para enfrentar as criações do vilão Robotnik como para fazer shows, já que os três formam uma banda de rock undeground.

Divulgação

Street Fighter

As brigas icônicas de Ryu, Chun-Li, Guile e todos os outros guerreiros da clássica série da Capcom já receberam boa dose de versões em anime, mas a coisa fica complicada quando fica para o ocidente cuidar da adaptação.

E não me refiro, claro, apenas aos dois terríveis filmes live-action. Este desenho animado do meio da década de 90 transformou os World Warriors em uma força internacional de paz, liderada por Guile, contra os planos malvados de M. Bison.

Sinceramente, difícil saber o que era pior: a qualidade da animação ou dos roteiros dos episódios.

Reprodução

The Legend of Zelda

"Bem, com licença, princesa"! Em tradução livre, é mais ou menos isso que o herói Link falava para a princesa Zelda quando discordava dela nos poucos episódios deste terrível desenho americano inspirado na série da Nintendo.

Transmitido no final dos anos 80, o cartoon traz um Link falante e histórias inspiradas nos dois games da franquia lançados para Nintendinho.

Divulgação