A proposta de Free Guy, filme estrelado por Ryan Reynolds, é bem inusitada: no mundo de um jogo, um personagem não controlável decide mudar tudo e se tornar relevante para a história. Imagine se qualquer pedestre de GTA tentasse se tornar o protagonista na marra — é, basicamente, isso.

Inspirado pelo filme, o The Enemy traz, abaixo, uma lista com alguns dos NPCs inesquecíveis de grandes franquias da indústria. Por NPC, entenda que estamos falando de personagens que não controlamos diretamente, a menos que o jogo peça em alguns momentos específicos. Eles não necessariamente precisam ser completamente irrelevantes para a história.

Atreus, God of War

Kratos ao lado de Atreus.

O filho de Kratos está no centro de algumas das revelações mais importantes de God of War. Surpreendentemente prestativo, ele pode salvar a vida do jogador muitas vezes ao longo da jogatina e é impossível simplesmente fingir que ele não existe quando completamos o game. Aliás, o que será que nos espera na continuação?

Cortana, Halo

Cortana em Halo.

A melhor amiga de Master Chief é ninguém menos do que a inteligência artificial mais conhecida dos jogos. Embora não a controlemos nos jogos principais da série Halo, é fato que Cortana deixa uma marca na memória de quem decide se aventurar pelo enorme universo da franquia e entender tudo sobre a história. Será que ela terá um papel importante em Halo Infinite?

Lydia, Skyrim

Lydia em Skyrim.

Quem não se lembra do momento em que conheceu Lydia, a fiel escudeira do jogador em Skyrim? É verdade que muitas pessoas a perderam em alguma missão, a mataram por acidente ou mesmo a mataram de propósito. Contudo, é fato que Lydia merece um lugar na memória de todos os jogadores, já que, para muitas pessoas, ela pode ter sido, inclusive, a primeira NPC com quem você se preocupou pelo menos um pouco.

Mercador, Resident Evil 4

Mercador em Resident Evil 4.

É curioso como encontrar o Mercador em Resident Evil 4 pode despertar uma série de sentimentos. À primeira vista, você pode ficar com medo e achar que se trata de um inimigo poderoso. Depois, conforme ele aparece de novo e de novo, você pode achar engraçado como algumas frases dele ficam na cabeça. De qualquer forma, não há pessoa que tenha jogado Resident Evil 4 sem pensar algo sobre o vendedor de armas mais peculiar da franquia da Capcom.

Vesemir, The Witcher 3: Wild Hunt

Vesemir em The Witcher 3.

Geralt de Rívia pode não se lembrar tão bem do próprio passado, mas acabou encontrando uma figura paterna em Vesemir, o Bruxo mais velho e experiente de Kaer Morhen. Apresentado no terceiro jogo da CD Projekt Red como aquele clássico vovô porradeiro carismático, ele se destaca entre os personagens secundários de The Witcher, que conta com muitos outros nomes inesquecíveis: Yennefer, Triss e Lambert, por exemplo. 

Elizabeth, BioShock Infinite

Elizabeth com um livro em BioShock.

Lá em 2013, os NPCs já eram relativamente comuns nos jogos, mas Elizabeth foi um choque para grande parte dos jogadores. Afinal, pasmem: ela realmente era muito útil. Outras franquias, como Fallout, tinham apresentado parceiros bastante interessantes, mas Elizabeth ainda contava com a vantagem de ser uma personagem com quem o jogador realmente se preocupava por motivos de narrativa mesmo, não apenas um apego imposto pela surpresa de ganhar um companheiro (como no caso de Lydia). Que saudade, inclusive.

Sadie Adler, Red Dead Redemption 2

Sadie Adler em Red Dead Redemption 2.

O mais recente sucesso da Rockstar, Red Dead Redemption 2, apresentou aos jogadores uma das NPCs mais memoráveis da franquia: Sadie Adler. Com um arco narrativo muito mais interessante do que muitas pessoas poderiam imaginar, a transformação de Sadie em uma fora da lei extremamente capaz é simplesmente fenomenal. Ela começa como apenas uma vítima da violência do velho-oeste, mas termina como uma das integrantes mais fundamentais da gangue, conquistando o respeito dos demais personagens e também dos jogadores.