Durante o anúncio da aquisição da Zynga pelo humilde valor de US$ 12,7 bilhões, a Take-Two Interactive pode também ter revelado algo que atormenta muitos jogadores há quase uma década: uma janela de lançamento para Grand Theft Auto 6.

Como reportado pelo site Axios, um dado em particular saltou aos olhos de muitos analistas durante a aquisição da empresa mobile, com a empresa-mãe da Rockstar Games estimando uma taxa de crescimento anual de 14% para 2024.

"Só há um punhado de títulos que podem [...] dar à gerência a confiança de divulgar uma estimativa tão forte; acreditamos que ao menos uma propriedade intelectual da Rockstar está marcada para sair no ano fiscal de 2024", explicou um analista da firma Jefferies para a Axios.

Doug Creutz, da Cowen, reforçou essa perspectiva ao notar que essa estimativa equivale a US$ 9 bilhões em transações relacionadas a games, o que indica "um provável lançamento de GTA 6 no ano fiscal de 2024".

O ano fiscal de 2024 da empresa equivale ao período entre abril de 2023 e março de 2024.

O Axios reforça que essa não é a primeira vez que a Take-Two dá dicas sobre o lançamento de um novo GTA via planos fiscais: em 2011, a empresa previu um enorme retorno financeiro para 2012 ou início de 2013, revisando esses valores posteriormente - o que correspondeu a uma atraso no lançamento de GTA V, que acabou por chegar às lojas em setembro de 2013.

Por isso, de acordo com Creutz, há um precedente para estimar o lançamento do novo jogo da Rockstar com base nas estimativas financeiras da empresa - ainda que elas próprias acabem errando, e o projeto seja adiado por algum motivo.

A previsão bate com outros rumores e informações de jornalistas e insiders confiáveis da indústria de games, como Jason Schreier da Bloomberg e Tom Henderson, que indicam que o lançamento só deve acontecer por volta do ano de 2024.

Rumores e informações sobre o desenvolvimento tem sido escassas, com uma matéria da Bloomberg indicando que a Rockstar está reformulando sua estrutura de trabalho após a controvérsia envolvendo uma cultura de crunch e ritmo de até 100 horas de trabalho semanais em Red Dead Redemption 2, e que o jogo pode até ser lançado em "partes".

Também vale notar que figuras importantes no desenvolvimento dos jogos anteriores, como Dan Houser e Lazlow Jones, deixaram a companhia nos últimos anos.

Por enquanto, porém, ainda não há qualquer informação oficial sobre um GTA novo tanto por parte da Rockstar Games quanto pela Take-Two Interactive.

Enquanto isso, a versão de GTA V otimizada para PS5 e Xbox Series X/S está prevista para março. Já a remasterização dos jogos clássicos da série ainda é fonte de várias críticas e controvérsias por parte dos usuários.