Em dado momento do Resident Evil original, jogadores entram numa sala com algumas opções de munição. A princípio, o ambiente parece bem seguro. No canto, à esquerda da porta pela qual adentramos o aposento, existe uma pequena escrivaninha com um livro 3D em cima, daqueles que você sabe que são interativos. Ah, Capcom. Que ideia excelente.

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No caminho até o tal livro, jogadores passam por cada canto do quarto em busca de possíveis itens úteis para a jornada. Depois de encontrar as munições já citadas, é inevitável se dirigir até o Diário do Guarda, que é a isca perfeita para um dos momentos mais icônicos do primeiro jogo.

Jill chega perto da escrivaninha.
Reprodução: Capcom/The Enemy.

Antes que Jill ou Chris possam ler esse arquivo, como aconteceria em outras situações similares, um zumbi pula de dentro do guarda-roupa atrás do protagonista e anda na direção do jogador, que tem pouco espaço para sair daquele lugar sem tomar dano.

Desespero é a palavra que define esse momento. Mesmo que você já tenha jogado Resident Evil algumas vezes e se lembre razoavelmente bem dos trechos menos importantes do jogo, a cena do zumbi em questão pode fazer qualquer jogador soltar um gritinho de leve.

Zumbi sai de dentro do armário.
Reprodução: Capcom/The Enemy.

Concluído o combate com o zumbi, podemos ir tranquilamente até o lugar de onde a criatura saiu para pegar mais munição e também conseguimos ler o arquivo que ativou a cena do jump scare. Esse arquivo nada mais é do que o texto que termina com as palavras "Itchy" e "Tasty".

Se você não sabia disso ainda, saberá agora: o eu lírico do diário é o próprio zumbi que ataca o jogador, o que torna esse zumbi o único monstro cujo passado humano nos é precisamente detalhado antes da aparição dele.

É por essa e outras razões que o primeiro Resident Evil conquistou tantos jogadores. A atenção aos detalhes, a criação de um universo misterioso, a atmosfera de suspense e terror. Tudo no game transborda carinho por parte dos desenvolvedores. E, mais de uma década depois, ainda podemos sentir esse cuidado na forma de um jogo brilhante.